Infecções urinárias durante a gestação
As infecções urinárias são mais frequentes em mulheres grávidas devido ao aumento do volume urinário e compressão da bexiga pelo útero. Além disso, o aumento de hormônios como a progesterona aumenta ainda mais essas condições. É importante ressaltar que durante a gestação, qualquer infecção, mesmo inicialmente menor, pode oferecer risco ao binômio mãe-bebê/materno-fetal, resultando em complicações e, em casos mais intensos, parto prematuro ou até mesmo uma cesariana.
Por isso, é fundamental que a gestante realize um rastreamento para detecção de infecção, mesmo que não apresente sintomas. Em alguns casos, a bactéria pode colonizar o trato urinário sem causar sintomas aparentes, o que aumenta ainda mais a importância do exame de urina tipo 1 e urocultura.
Se a mulher apresenta sintomas, como ardência ao urinar, urgência em ir ao banheiro ou febre, o tratamento deve ser feito de forma sintomática. Caso contrário, o tratamento deve ser específico para cada situação, a fim de evitar complicações e garantir o bem-estar tanto da mãe quanto do bebê. Em alguns casos, o médico pode optar por uma prevenção, usando remédios antibióticos para evitar infecções urinárias recorrentes durante a gestação.
É importante que a gestante realize o acompanhamento pré-natal e o exame de urina de forma correta para garantir um tratamento adequado, tendo ou não sintomas aparentes. Compartilhe esse vídeo com alguém que esteja grávida e ajude a aumentar a sensibilização sobre este tema tão importante para a saúde da mãe e do bebê.
Fonte: INFECÇÃO URINÁRIA na GESTAÇÃO é comum? IMPRESSIONANTES efeitos da Infecção Urinária na Gravidez por Daniel Coriolano | Ei, DOUTOR!