Ureaplasma e suas implicações
O ureaplasma é uma bactéria que possui dois subtipos mais comuns: o ureaplasma parvo, mais facilmente encontrado, e o ureaplasma urialítico, menos prevalente, mas mais patogênico, ou seja, causa mais lesão. Essa bactéria é considerada uma doença sexualmente transmissível e está presente na flora vaginal de algumas pessoas.
Estudos mostram que entre mulheres sexualmente ativas, a prevalência do ureaplasma varia de 40 a 80%, enquanto entre mulheres não sexualmente ativas, fica abaixo de 10%. A grande maioria das pessoas colonizadas pela bactéria são assintomáticas, mas ela pode causar corrimento vaginal, dor para urinar, aumento da frequência urinária, endometrite e trabalho de parto prematuro em gestantes. Em bebês, pode causar pneumonia congênita e septicemia.
A pesquisa para o ureaplasma é feita junto com o exame preventivo do colo do útero com o Papanicolau, e nem todos os convênios cobrem esse exame. Quando encontrado, é tratado com antibióticos como a Azitromicina e a Doxicilina. É importante rastrear outras doenças sexualmente transmissíveis, como Clamídia, Gonorreia, Micoplasma, Tricomonas, HIV, Sífilis e Hepatites.
Tratamento
- Antibióticos: Azitromicina e Doxicilina
Prevenção
- Rastreamento de outras doenças sexualmente transmissíveis
- Uso de preservativo durante as relações sexuais
O código deve ser incluído no registro médico do paciente
Fonte
Principais características da infecção por ureaplasma por Dra Maria Emília Ferreira De BarbaliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-09-23T153009+0000endTimestamp2022-09-23T153552+0000}