Pular para o conteúdo

Imobilização de fraturas – Como proceder e fazer a correta imobilização


Olá, seja bem-vindo a mais um vídeo do canal!
Hoje vamos aprender como imobilizar uma fratura, um procedimento muito importante de primeiros socorros. Quando uma fratura não é imobilizada, pode ocorrer um agravamento na lesão, o que é comum em cenas como atropelamentos e quedas que levam a fraturas. Por isso, siga o vídeo até o final para aprender como fazer esse procedimento.
Para imobilizar uma fratura, é importante lembrar que a imobilização deve ser feita antes e depois da lesão, imobilizando as articulações em ambos os casos. Utilizaremos uma tala moldável, que é uma tala rígida, mas que pode ser moldada conforme a lesão. Com a ajuda de um segundo socorrista, vamos enrolar a atadura da esquerda para a direita da vítima, facilitando na hora de enrolar. Certifique-se de deixar os dedos livres para avaliar a perfusão capilar. Rolamos a atadura das partes extremas em direção ao centro e, se necessário, utilizamos mais uma atadura para o acabamento.
Para imobilizar uma fratura na perna, também envolvendo uma lesão na perna, utilizaremos atadura e tala moldável. Vamos imobilizar as articulações antes e depois da lesão. Fazemos uma dobra na atadura para moldar como uma espécie de botinha para encaixar o pé. Após alinhar a tala, enrolamos a atadura da esquerda para a direita, mantendo os dedos livres para avaliar a perfusão capilar. Fechamos todo o espaço onde temos a atadura e o membro fraturado para garantir a estabilidade da fratura.
Fonte: Como imobilizar uma fratura – Como fazer uma IMOBILIZAÇÃO DE FRATURA por FECHADO COM A SEGURANÇA