Música
O desmaio Bayern de 62 anos precisou fazer uma cirurgia para retirar a laringe em 2015 por causa de um câncer na região da garganta. Desde então ele respira por meio de um orifício na traqueia se comunicando apenas pela escrita, gestos ou articulando fonemas.
Depois de iniciarem o contato com a Associação de Câncer de Boca e Garganta, a profissional fonoaudióloga e o paciente assinaram um termo de responsabilidade e de recebimento de um aparelho doado pelo projeto Laringe Eletrônica. Uma voz possível foi então que a vida de Valdimir começou a mudar.
“Acho que quando você vai entendendo o jeito e depois tomando o projeto que doa o aparelho ao dirigir, é uma parceria entre o Programa Nacional de Atenção Oncológica, a Rede Mais Voz e Associação Brasileira de Portadores de Câncer”, diz ele.
Agora, Valdimir está recebendo acompanhamento médico periódico na Policlínica Lindolf Bell e no Centro de Saúde do Idoso.
O acompanhamento é da fonoaudiologia, com exercícios articulatórios, porque ele tem que ter uma boa mobilidade de articulação para poder realizar os fonemas nos pontos certinhos dentro da boca. Porque o aparelho vai dar a voz através de uma vibração ali na região do golfo. Então é isso que vai ser e aí com a fisioterapia, também ver se consegue uma melhora da parte respiratória, porque como foi um câncer, ele vai ter muita secreção. Então a respiração pela traqueia fica com essa via aberta direta.
O Centro de Saúde do Idoso disponibiliza integralmente uma equipe multidisciplinar com médicos geriatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, além de uma equipe de odontologia e de enfermagem.
O Centro de Saúde do Idoso funciona na rua Itapiranga 368, no bairro Velha. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 17h30 sem fechar para o almoço.
Fonte: Paciente do Centro de Saúde do Idoso ganha aparelho de laringe eletrônica por Prefeitura de Blumenau