Pular para o conteúdo

Punção de Mama PAAF: o que é, como é feita e para que serve.


Olá! Hoje nós iremos responder uma pergunta muito comum das pacientes: o que é a função de mama ou punção aspirativa com agulha fina (PAF)? A PAF é um exame muito simples em que utilizamos uma seringa de 20ml com uma agulha bem fininha. Quando percebemos um nódulo na sua mama, colocamos a agulha e a seringa e, segurando o nódulo, aplicamos como se fosse fazer uma injeção, mas tentamos aspirar o conteúdo daquilo que estamos palpando.
Qual é a importância da função de mama? Ela é o método mais simples, mais rápido e mais barato para nós fazermos a diferenciação entre o nódulo sólido, que é constituído por células, e um falso nódulo, que chamamos de cisto e que dentro dele tem água. Ao fazermos a aspiração e sair líquido, confirmamos que aquele nódulo que preocupava era um cisto e, nesse caso, não há necessidade nem de se fazer o exame do que foi retirado. Mas se fizermos a aspiração e não sair líquido, preparamos uma lâmina com o material obtido para ser analisado. É um método prático, de baixo custo e pode ser feito em qualquer lugar sem dor. O problema é que não é um método muito confiável. Na grande maioria das vezes, se você não tiver um examinador muito bom, pode ter material pouco quantitativo. Mesmo quando ele nos dá o diagnóstico se é um tumor ou não, isso não nos permite fazer um planejamento terapêutico com este tipo de resultado. Para isso, você precisará de uma biópsia com agulha grossa.
Resumindo, a punção aspirativa com agulha fina é um método ótimo pré-definição de cistos ou nódulos. Em alguns casos em que o médico também tem dúvida se tem um linfonodo comprometido na sua axila, ele pode pedir. Procure um mastologista que ele pode te ajudar a definir se você precisa realmente de uma punção aspirativa.
Muito obrigado!
Fonte: PAAF – PUNÇÃO DE MAMA por Câncer de Mama Brasil