A pressão arterial é uma medida importante da saúde do corpo, e é classificada como 14 por 9 ou acima disso. A medição da pressão pode ser feita em postos de saúde, farmácias, hospitais ou em casa. É importante identificar os fatores que contribuem para a pressão alta, como diabetes, aumento de peso, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Procurar atendimento médico para avaliar o risco de hipertensão é importante e, se necessário, realizar o tratamento adequado.
O diagnóstico inicial da pressão arterial da hipertensão é uma aferição por ano. As pessoas saudáveis que não possuem fatores de risco devem verificar a pressão uma vez por ano para garantir que estejam livres deste problema. A classificação de risco é feita com valores como 12 por 8.
Porém, existem pessoas que apresentam sintomas e, muitas vezes, a dor na nuca pode ser uma dor de cabeça diferenciada, que vem acompanhada de uma forte pressão arterial. Nesses casos, é importante procurar ajuda médica.
Os fatores de risco para hipertensão incluem pacientes com mais de 60 anos, aqueles que consomem álcool com frequência, pessoas sedentárias que não praticam nenhum tipo de esporte ou exercício físico e mulheres, que compõem um grupo de 24% dos casos no Brasil.
O tratamento da hipertensão pode ser feito de duas maneiras diferentes: através de mudanças nos hábitos de vida, como controle de peso, diminuição do consumo de cigarro e álcool, e alimentação mais saudável, e/ou através de medicação. O médico avaliará a necessidade de medicação de acordo com o nível pressórico e a presença de sintomas e outras doenças associadas.
Vale lembrar que é importante diminuir o consumo de sal e álcool, tornar a alimentação mais saudável e mudar alguns hábitos de vida para prevenção e controle da hipertensão.
Fonte: Pressão Alta: saiba como identificar e tratar a doença | dr.consulta por dr.consulta