Você sabia que o HPV tem relação direta com o câncer genital na mulher e no homem?
Ei, seguidores do meu canal! Eu sou o Dr. André Souza, ginecologista, e aqui estão os links das minhas redes sociais. Não esqueça de se inscrever, tocar o sino da notificação para receber os vídeos que publicamos semanalmente. Tenho certeza que vocês já ouviram falar sobre a sigla HPV – vírus do papiloma humano. O HPV é uma infecção muito frequente de transmissão sexual, e a maioria das pessoas que adquirem o HPV tem até mesmo um a dois anos para eliminá-lo do seu organismo. Tudo isso vai depender da nossa imunidade.
Se você continua com essa infecção de forma assintomática, o que pode levar na mulher ao aparecimento de verrugas na região genital, como na vulva, dentro da vagina, na região anal, o HPV não se apresenta em forma de verrugas. Você pode apresentar de outras formas, como por exemplo, sangramento durante a relação sexual ou até mesmo durante a coleta do seu papanicolau, que é um exame preventivo, o médico pode detectar alguma ferida no colo do útero, ou você pode ter um resultado surpreendente em que o médico pode relatar que há uma alteração no seu exame preventivo.
E o que eu quero deixar bem claro neste vídeo é que o HPV está relacionado com as lesões pré-cancerígenas, são as famosas lesões chamadas NIC, que pode ser um, dois ou três, que varia do baixo ao alto grau, e dependendo de como esteja a sua imunidade, como estejam as características daquele seu colo uterino, o médico vai indicar outros exames complementares, como a famosa colposcopia, e o tratamento vai além de melhorar sua imunidade, alguns tratamentos diretamente no colo uterino, como a cirurgia de alta frequência, chamada CAP, cauterizações, e um controle semestral.
Essa mulher que foi diagnosticada com HPV também é indicada a fazer a vacina, e sobre a prevenção, doutor, eu posso me prevenir contra esse vírus? Claro que sim! No Sistema Único de Saúde é liberada uma vacina para as meninas que ainda não tiveram relação sexual e até mesmo para os meninos. Essa é uma forma de prevenção. O uso do preservativo e se você foi detectada com HPV no seu exame ou uma lesão pré-cancerígena, você também deverá fazer a aplicação da vacina, porque temos estudos que revelam que mulheres que tomaram a vacina contra o HPV têm menor recidiva dessa infecção por esse vírus.
E mais um detalhe: o homem também pode ter lesão pré-cancerígena e câncer de pênis. Então, o seu parceiro também deve consultar um especialista, que seria um urologista. Ambos o casal deve fazer esse monitoramento desse tipo de infecção. Se você tiver as lesões, como as verrugas que aparecem em diversas formas na região genital, elas devem sim ser eliminadas com diversos tratamentos oferecidos pelo ginecologista.
Então, meninas, este é um tema muito importante. Se você detectou alguma bolinha, alguma coisa diferente na região genital, não esqueça de procurar um profissional de sua confiança. E se tiver alguma dúvida, deixe aqui seu comentário e não esqueça de compartilhar este conteúdo.
Um super beijo do Dr. André Souza.
Fonte: O que é HPV Genital? Causas, Sintomas e Tratamentos. por Conta Aí Doutora