Como todos os cânceres, a prevenção é fundamental para evitar o câncer de intestino. Alguns aspectos são muito importantes:
- Com relação ao histórico familiar: as pessoas precisam identificar o histórico familiar de câncer e ter um cuidado redobrado com relação a isso. A recomendação para quem tem histórico familiar de câncer de intestino é fazer a primeira colonoscopia por volta dos 40 anos, e essa colonoscopia deve ser repetida periodicamente. Para as pessoas que não têm histórico familiar, a recomendação é a primeira colonoscopia por volta dos 50 anos, e ela também deve ser repetida periodicamente
- Alimentação: é importante seguir uma dieta rica em fibras e evitar o excesso de proteínas e conteúdo de gorduras de origem animal.
- Funcionamento do intestino: todas as pessoas que têm intestino mais preso ou ressecado devem cuidar do funcionamento do intestino.
Seguindo essas orientações, essas receitas, a gente consegue, de certa maneira, reduzir a ocorrência do câncer no intestino.
A colonoscopia hoje é a forma mais importante de se prevenir o câncer de intestino. Isso porque hoje sabe-se que a grande maioria dos cânceres de intestino, seja no colo ou no reto, se originam de pequenas lesões que aparecem no intestino e no reto, chamadas de pólipos. Esses pólipos eles vão crescendo, sofrendo uma degeneração celular e acabam se transformando no câncer.
Aí a grande importância da colonoscopia, porque ela não só identifica esse fator de risco, como retira o pólipo, tirando esse fator de risco da pessoa que eventualmente tenha.
O tratamento vai depender muito do momento em que foi feito o diagnóstico. O tratamento é bastante diverso e isso define como o momento do diagnóstico define o que vai ser feito. A forma como você tá mais para o tratamento do câncer colorretal, incluindo todo o intestino grosso, reto, que foi mencionado anteriormente, ele pode utilizar de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Isso vai depender muito do local onde esse câncer se instalou e de como avançado está. Se o tumor inicial se faz um tipo de tratamento, se ele já disseminado, se faz um tratamento totalmente distinto.
Fonte: Câncer de intestino | Tratamentos por Hcor