Gravidez e Hipotireoidismo
É possível que uma mulher com hipotireoidismo engravide, mas ela precisará de um acompanhamento específico para questões relacionadas ao hipotireoidismo. Fisiologicamente, a gravidez traz uma série de alterações no organismo que são adaptativas. A mulher grávida precisará produzir mais hormônio tireoidiano para prover o feto ao longo de toda a gestação.
- No primeiro trimestre, 100% do hormônio tireoidiano fetal provém da mãe.
- No segundo trimestre, o feto começa a produzir o hormônio tireoidiano, mas a mãe continua a prover hormônio tireoidiano durante toda a gestação.
- A mulher grávida tem um aumento da superfície corporal, o que aumenta a necessidade de hormônio tireoidiano.
- O iodo é matéria-prima essencial para a produção de hormônio tireoidiano, portanto a ingestão de iodo é fundamental para a mulher gestante.
- O estrogênio aumenta durante a gravidez, o que resulta em um aumento na produção de síntese de hormônio tireoidiano.
- O aumento da globulina transportadora de hormônios tireoidianos no plasma (TBG) também aumenta a necessidade de produção de síntese de hormônio tireoidiano.
Em uma mulher com hipotireoidismo, a tireoide não tem a habilidade de produzir o hormônio em 100% das necessidades. Quando uma mulher com hipotireoidismo engravida, é necessário aumentar a dose de levotiroxina que ela está usando em geral, esse aumento é de 20 a 40% da dose que ela vinha utilizando, com um incremento de 30% na dose de levotiroxina. A mulher com hipotireoidismo que engravida precisará fazer um acompanhamento regular com ajustes na dose da levotiroxina ao longo da gravidez.
Fonte
QUEM TEM HIPOTIREOIDISMO PODE ENGRAVIDAR? por Dra. Monalisa Azevedo