Pular para o conteúdo

Depressão de alto funcionamento: o que é e como identificar?

Depressão de Alto Funcionamento

A depressão de Alto Funcionamento é um termo popular utilizado em várias reportagens, porém não é oficialmente reconhecido como um tipo de depressão em classificações oficiais. Normalmente, é classificada como um Transtorno Depressivo Persistente, anteriormente conhecido como Distimia.

  • O Transtorno Depressivo Persistente é uma depressão persistente que não é tão exuberante, mas não é menos grave do que uma depressão mais aguda.
  • Os sintomas incluem uma sensação de insatisfação crônica, uma sensação de falta de sentido e cor nas coisas, e uma sensação de que não há propósito em tudo.
  • Esses quadros podem durar meses e anos, e a pessoa pode começar a acreditar que é assim mesmo, esquecendo que já teve uma empolgação diferente no passado.
  • Para ser classificado como Transtorno Depressivo Persistente, a pessoa precisa ter esse nível diminuído de prazer e empolgação por pelo menos dois anos.

A depressão conta mentiras para nós, a principal mentira é que ela não existe e que na verdade é a nossa personalidade. Muitas pessoas com depressão de Alto Funcionamento acabam sendo vistas como frescas ou mal-agradecidas por não conseguirem sentir prazer nas coisas.

É importante lembrar que a depressão não define quem somos e que ela pode ser tratada. 80-90% dos casos de depressão são reversíveis com tratamento adequado, que pode ser feito sem o uso de medicações.

Infelizmente, a maioria dos casos de depressão não é tratada adequadamente. O melhor plano terapêutico é aquele que é completo e feito com base em evidências científicas.

Fonte
O QUE É DEPRESSÃO DE ALTO FUNCIONAMENTO? por Saúde da Mente