A maioria das vezes, os cistos de ovário são benignos. Eles podem ser um achado incidental durante um exame de ultrassom e, por isso, é necessário investigar. Os cistos podem acontecer em qualquer faixa etária, mas são mais comuns antes da menopausa.
Sintomas: na maioria das vezes, os pacientes não sentem nada, pois os cistos geralmente são assintomáticos. Porém, dependendo do tamanho do cisto, pode ocorrer uma torção do ovário, o que pode levar a uma situação de urgência e à necessidade de uma cirurgia de emergência. Nos casos de cisto maligno, os sintomas podem incluir aumento do volume abdominal, emagrecimento e fraqueza.
Exames: o exame de ultrassom transvaginal é usado para investigar cistos de ovário. Se houver suspeita de cisto maligno, é realizado um exame de sangue chamado CA-125 para ajudar a diferenciar entre cistos benignos e malignos.
Achados do ultrassom: suspeita-se de um cisto maligno quando ele apresenta septos, possui alguma formação sólida dentro do cisto ou está associado com o acúmulo de água dentro do abdômen. Quando os cistos são muito grandes (mais de 10 cm), também existe uma maior suspeita de cisto maligno. Na história da paciente, fatores como menopausa, histórico familiar de câncer de ovário ou mutações genéticas também podem aumentar a suspeita de cisto maligno.
Fonte: Cisto no Ovário: tudo o que você precisa saber por Dra Maria Emília Ferreira De Barba