Principais sinais e sintomas da fibromialgia
Nesse vídeo irei falar sobre os principais sinais e sintomas da fibromialgia.
Olá, meu nome é Renato Bar, sou médico.
Antes mesmo de falarmos sobre os principais sinais e sintomas da fibromialgia, vale a pena falar o que leva ao surgimento da fibromialgia. Então, as principais hipóteses são:
- Após um trauma físico ou mesmo trauma emocional
- Após uma infecção grave
Essas seriam as principais explicações para o surgimento da fibromialgia.
A fibromialgia é considerada uma síndrome com vários sinais e sintomas, sendo o principal sinal e sintoma é uma dor crônica difusa em diversas áreas do corpo ou mesmo do corpo inteiro.
Falando agora mais especificamente sobre sinais e sintomas da fibromialgia, resumindo em seis tópicos:
- Dor crônica em diversas áreas do corpo ou mesmo no corpo todo, que persiste por pelo menos três meses
- Presença de pontos dolorosos na musculatura, conhecidos como tender points. São 18 pontos em todo o corpo na musculatura em que a pessoa pode ter dor.
- Alteração do sono e fadiga. Isso é muito comum. Geralmente, a pessoa com fibromialgia tem dificuldade para dormir e ter um sono não restaurador, ou seja, ela acorda pela manhã mais cansada do que quando foi dormir.
- Quadros de depressão e ansiedade. É muito comum haver alterações psicológicas no paciente com fibromialgia, como quadros de ansiedade, tristeza e depressão.
- Alteração do hábito intestinal. Seja mulher ou homem com fibromialgia, geralmente tem mudança do hábito intestinal, com intestino um pouco mais preso ou mesmo intestino mais solto.
- Alterações cognitivas, sobretudo a memória. A pessoa com fibromialgia às vezes tem dificuldade de concentração e esquecimento.
Já sobre o diagnóstico, ele é essencialmente clínico, feito pelo médico, geralmente o reumatologista, que irá fazer o exame clínico no paciente para diagnosticar fibromialgia, através da avaliação desses pontos dolorosos no corpo todo. Além disso, ele pede também alguns exames de sangue para afastar e excluir outras doenças reumatológicas.
Até o momento, não existe um tratamento específico para cura da fibromialgia. Porém, a pessoa consegue conviver com a fibromialgia e ter boa qualidade de vida baseado no tratamento médico, como medicamentos, a prática de atividade física regular e também acompanhamento com psicólogo.
Se você quiser saber mais informações sobre fibromialgia, deixe um comentário abaixo. Será um prazer em responder. Um grande abraço e até a próxima.