Pular para o conteúdo

Fibromialgia e Fadiga Crônica: Sintomas, Causas e Tratamentos

Dia da Conscientização da Fibromialgia e da Síndrome da Fadiga Crônica

A fibromialgia é uma doença bastante frequente que afeta pelo menos 2% da população mundial, principalmente entre 30 e 50 anos de idade, embora acometa também crianças e idosos. Ela é caracterizada pela ocorrência de dor difusa, ou seja, espalhada pelo corpo, que pode ser migratória e acompanhada por diversos estudos funcionais. Muitos pacientes reportam cansaço, sono repousante, sintomas de ansiedade e depressão, preocupação excessiva, formigamento, câimbras, dores epigástricas, alterações intestinais e vários outros sintomas que causam bastante incômodo, mas também podem levar a grande preocupação quanto ao diagnóstico de doença grave. Na verdade, a fibromialgia causa bastante incômodo, mas é uma condição e não oferece risco à vida, tão pouco sequela ou deformidades.

A Síndrome da Fadiga Crônica é talvez um pouco mais difícil de conceituar, mas como o nome indica, é a ocorrência prolongada de fadiga, de cansaço importuno, normalmente como letargia, como dificuldade frente a esforços físicos. É possível identificar como fraqueza generalizada que dificulta o início da atividade, fadiga precoce e dificulta a conclusão da atividade. O mesmo a fadiga mental, onde o indivíduo identifica problemas de memória e dificuldade para concentrar-se atividades, colocar o foco na sua tarefa. Muito paciente também se queixa de sensação febril, sem que haja aumento da temperatura, do articular, sem que ocorra inflamação ou mesmo aparecimento de ganhos.

O diagnóstico da fibromialgia, portanto, é baseado na ocorrência de dor e a Síndrome da Fadiga Crônica associada a distúrbios funcionais estão bem organizados em instrumentos de classificação e avaliação, os quais o reumatologista está bastante familiarizado. Os usuários não são capazes de estabelecer o diagnóstico de nenhuma dessas doenças, mas podem ser importantes para ser fazer um diagnóstico diferencial com outras condições que podem simular a fibromialgia ou a Síndrome da Fadiga Crônica.

Causas das doenças

Por que surgem essas doenças? Salienta-se neste universo de desencadeantes os fatores emocionais, os estresses físicos, infecciosos, as imunizações, o sedentarismo, o trauma de infância, entre diversos outros.

Tratamento e pandemia

Essas condições têm tratamento, sim. Certamente, ambas são tratáveis e, embora não existam respostas excelentes, os pacientes devem ter consciência também de que os medicamentos para alívio da dor podem demorar para agir e que o exercício físico é fundamental. O exercício deve ser prescrito de acordo com aptidão física de cada pessoa, deve-se iniciar de maneira leve ou progressão gradual. Podemos fazer e treinamentos de fortalecimento, alongamento, exercícios de resistência, exercícios combinados, atividades esportivas que vão ao longo do tempo promovendo uma melhora funcional, além de utilizar o resultado da terapia medicamentosa.

Nesses tempos de pandemia, nenhuma área ficou de fora das discussões do impacto do novo coronavírus. Embora não haja nenhum motivo de preocupação em relação à maior gravidade da infecção deste vírus em pacientes com fibromialgia e Síndrome da Fadiga Crônica, eles passam por grandes desafios e podem realmente ser impactados devido às medidas de enfrentamento, o isolamento social, um bordão fica em casa, que atrapalham sua exercício, que atrapalham interação com pessoas queridas, que atrapalham seu trabalho. Muitas pessoas estão com novos medos, o pavor das relações com perdas de oportunidades, com perdas financeiras, mas eu quero salientar que tudo isso passará. Aproveitemos para fazer exercício de resiliência, para descobrir as criatividades, para avaliar as nossas expectativas, as nossas expectativas de vida e, sem dúvida, aliviar dores e cansaços.

  • A fibromialgia é uma doença bastante frequente
  • A Síndrome da Fadiga Crônica é a ocorrência prolongada de fadiga
  • O diagnóstico da fibromialgia é baseado na ocorrência de dor
  • As doenças têm tratamento e podem ser tratáveis

E nesse dia de celebração da conscientização da fibromialgia e da Síndrome da Fadiga Crônica, celebre também a vida. Nós da Sociedade Paulista de Reumatologia estamos com vocês.

Fonte
Fibromialgia e fadiga crônica por Sociedade Paulista de Reumatologia