Pular para o conteúdo

Esquizofrenia: aposentadoria por invalidez e direitos trabalhistas







Como conseguir benefícios previdenciários para esquizofrênicos

A esquizofrenia é uma doença crônica, não tem cura e pode debilitar a vítima em vários níveis, gerando até mesmo incapacidade laboral. Uma das maiores reclamações que temos é que muitos esquizofrênicos têm dificuldade em conseguir do INSS um benefício previdenciário. No vídeo de hoje, vou te dar várias dicas para que você consiga garantir o seu auxílio-doença ou até mesmo a sua aposentadoria por invalidez.

Dicas para conseguir benefícios previdenciários para esquizofrênicos:

  • A pessoa acometida pela esquizofrenia tem que estar submetida a um tratamento médico. Somente alegação de existência da doença não é causa para que o INSS conceda benefícios previdenciários. No ato da perícia administrativa nos átrios da agência da previdência social é necessário que o segurado leve consigo prontuários médicos que relatem desde o início da doença até a data atual da perícia, também vários exames e declarações do médico informando que essa pessoa se submete a um tratamento e não apenas vai ao médico eventualmente.
  • No laudo, é importante que o médico que acompanha a vítima de esquizofrenia relate a qual intensidade a doença já afetou aquele indivíduo. Muitas vezes, o perito do INSS não é especialista nessa doença e ele vai se basear totalmente no laudo. O laudo precisa ser explícito quanto ao grau de sensibilidade da doença, o tratamento que essa pessoa realiza, os medicamentos que ela faz uso, quais os efeitos colaterais de tudo isso na vida laboral e no dia a dia do paciente.
  • O acometido por esquizofrenia ao longo do tempo, infelizmente, vai perdendo o controle sobre seu corpo e sua mente. Por isso, ele é acompanhado nos momentos mais importantes da sua vida civil para tomar decisões. E não seria diferente do momento da perícia. É importante que, quando for agendar um requerimento administrativo, uma perícia, preencha o formulário solicitando que esse paciente, que esse segurado, seja acompanhado por alguém durante a perícia. Sabemos que não é de praxe que os peritos permitam que outras pessoas façam parte da perícia, mas quando você solicita que esse paciente seja acompanhado, você está demonstrando que ele precisa mesmo de assistência, que ele precisa realmente de passar da vida laboral porque não tem quê nem mesmo se comportar sozinho numa perícia médica.
  • O segurado acometido por esquizofrenia vai receber o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez somente quando se atestar que a esquizofrenia tornou-se em uma incapacidade irreversível e que essa pessoa não tem mais condições de conviver na sociedade como fazia anteriormente, a não ser que assistida por um terceiro. Também tem que ficar muito evidente que essa pessoa não consegue se recolocar no mercado de trabalho em nenhuma outra função laboral e nenhuma outra atividade, e assim só lhe resta aposentadoria por invalidez.
  • Peça para o médico responsável realizar um laudo detalhado. Quanto mais detalhes ele colocar a respeito da doença, os sintomas, as ocasiões em que essa pessoa se perdeu, esqueceu-se de fatos importantes, melhor. Quanto mais detalhado o laudo do segurado esquizofrênico, maiores as chances dele conseguir um benefício previdenciário por incapacidade.

Espero ter te ajudado com essas dicas. Fique atualizado em nossas redes sociais e canais. Até a próxima!

Fonte: ESQUIZOFRENIA E A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ por OC ADVOGADOS