Pular para o conteúdo

Entendendo o Transtorno de Personalidade Borderline.

Trata-se de Dilma, um conjunto de comportamentos que inclusive é o tipo de temas em filmes, novelas, livros literários, em que há comportamentos muitas vezes semelhantes do transtorno afetivo. Hora porque uma das características essenciais do portador de transtorno de personalidade borderline é ter uma dificuldade de manter relacionamentos, comportamentos e atitudes de maneira estável. Geralmente, nos indivíduos com os sintomas, há uma grande instabilidade nos relacionamentos interpessoais que tendem a iniciarem com a intensidade muito grande no relacionamento interpessoal, mas que por motivos menores de desconforto entre o portador e por um novo relacionamento, não conseguem gerenciar as dificuldades e já ter uma repulsa exagerada diante de um conflito daquele que estava em relacionamento.

O portador de borderline é uma alteração da personalidade caracteristicamente predominante por incapacidade de sustentar relacionamentos e pela incapacidade de tolerar a dificuldade de relacionamento a ponto de gerar prejuízos para manter-se no mesmo trabalho por um tempo esperado no relacionamento efetivo pelo tempo imaginado nos relacionamentos interpessoais e sociais. Obviamente, isso gera como consequências do desemprego em separação conjugal repetida, dificuldade para novos relacionamentos. E uma das piores consequências é o início do uso de substâncias de ação no sistema nervoso central, um abuso de álcool e dependência de álcool, a maconha, cocaína, crack e outras substâncias.

Embora polêmico, o tratamento para o transtorno de personalidade borderline há de se dizer que já existem várias pesquisas e várias intervenções com bons resultados e incluem tanto tratamentos com o uso de medicações como também tratamentos de psicoterapia. Essencialmente, a psicoterapia cognitiva comportamental é voltada para o reconhecimento e a resolução de problemas ou outro sintoma que chama bastante atenção de familiares de portadores de transtorno de personalidade borderline é um risco muito aumentado de suicídio. E um comportamento característico para nós portadores diferencie tanto em regiões expostas como braços, o que goste, como em regiões nas respostas que o caso do me e coxas.

Portanto, o transtorno de personalidade borderline apresenta sintomas essenciais, como incapacidade de manter relacionamentos com tolerância em possibilidade, com grande risco de suicídio e comportamento diferente se de mutilar. Seu tratamento ainda é polêmico, com a indicação do uso de medicações, mas já muito clara a importância da psicoterapia cognitiva comportamental.

Fonte: O que é Transtorno de Personalidade Borderline? por Canal Vida Mental