Pular para o conteúdo

Entendendo o Buraco Macular: Causas, Sintomas e Tratamentos para a Retina e Vítreo


Se você já ouviu falar em buraco macular…
G1
Oi pessoal, aqui quem fala é Mário Bula, médico oftalmologista e especialista em retina. Hoje vamos falar sobre esta doença que é relativamente frequente, chamada de buraco macular. O buraco macular, como o próprio nome diz, é uma espécie de buraco, uma falha na área central da retina, a mácula.
Ainda não se sabe exatamente quais são as causas do buraco macular, tanto que ele é chamado de buraco macular idiopático, ou seja, aparentemente não existe uma causa específica. E ele é bem mais comum após os 60 anos de idade, sendo um pouco mais frequente em mulheres do que em homens. Aproximadamente três pessoas a cada milhão apresentam o buraco macular ao longo da vida.
Apesar de não entendermos exatamente o motivo pelo qual o buraco macular se forma, acreditamos que seja uma alteração na interação entre a hialóide (que é a membrana que reveste a nossa gelatina interna do olho) e a área macular. Alguns pacientes provavelmente têm um vidro muito azedo na área macular, na fóvea, que é o centro da mácula. E no momento em que o vidro começa a desgrudar da retina, provavelmente acaba puxando a área foveal, área macular, o centro da área macular, e a partir deste puxão, acaba formando um defeito na retina. Este defeito, provavelmente, vai aumentando até a formação do buraco macular.
O buraco macular é dividido em vários estágios, desde um que é dividido em um, até um bonde; não existe um buraco de espessura total, é apenas o início da formação do buraco, passando para o buraco do estágio 2, que é um buraco relativamente pequeno, menos de 400 micros, estágio 3, que é um buraco maior, e o estágio 4, quando já existe um descolamento total do vidro e um buraco relativamente maior.
Um paciente que apresenta um buraco macular vai ter como sintomas, geralmente, uma falha na área central da visão, que pode iniciar com uma tortuosidade chamada de metamorfopsia, que é a presença de uma imagem torta no centro, e a partir disso começa a se formar uma mancha escura no centro da visão. Com a progressão do buraco macular, também costuma ocorrer uma visão bastante afetada, com o aumento progressivo desta mancha na área central da visão.
A única forma de tratamento realmente efetivo para tratar um buraco macular é a cirurgia denominada vitrectomia, e ela apresenta uma boa taxa de sucesso, geralmente acima de 90%. É claro que depende de uma série de fatores. As pessoas que estão a recém no início do buraco macular que apresentam estar junto não tem indicação de cirurgia, porque aproximadamente metade dos pacientes que estão no estágio um vão apresentar uma melhora espontânea do buraco macular. A partir do estágio dois, é muito difícil que o buraco melhore espontaneamente. Então nesses casos, a partir do estágio dois, está indicada a realização do tratamento que é a cirurgia.
É importante ressaltar que o buraco macular não leva à cegueira total, porque ele afeta apenas a área macular, que é o centro da visão. É uma área muito importante, mas não leva à cegueira total, pois a periferia da visão não é afetada. Também é importante ressaltar que o buraco macular em outras áreas da retina também não costuma causar descolamento de retina, apenas os pacientes com o peso muito alto podem apresentar um descolamento de retina.
Além do buraco mais comum, que é esse que nós estamos falando, que é o buraco macular idiopático, também existem alguns buracos mais específicos como, por exemplo, buraco macular pós-traumático, ou seja, após um trauma muito grave no olho, paciente pode apresentar o buraco macular, e também paciente com altas miopias têm uma tendência maior a desenvolver o buraco.
Uma grande dúvida que os pacientes com um buraco macular têm é se este problema vai passar para o outro olho. Na realidade, o problema não passa para o outro olho, mas os pacientes que apresentaram buraco macular em um dos olhos têm uma chance entre 10 e 15% de terem buraco macular no outro olho.
Agradeço a todos que assistiram. Se você gostou, deixe o like, inscreva-se no canal e até o próximo vídeo aqui no canal A gente Live.
Fonte: Buraco Macular | Retina e Vítreo por Retina e Vítreo