Pular para o conteúdo

Desvendando 7 Mitos e Verdades sobre o Metotrexato: Saiba Tudo Aqui


Olá, sejam bem-vindos! Hoje falaremos sobre sete verdades ou mitos a respeito dos medicamentos mais utilizados na reumatologia, o metotrexato.
– Mito ou verdade: o metotrexato é utilizado apenas para o tratamento da artrite reumatóide?
Mito! O metotrexato é um medicado imunossupressor utilizado no tratamento de várias doenças reumáticas, além da artrite reumatóide, como o lúpus, psoríase, artrite psoriática, doenças inflamatórias musculares, como a polimiosite e dermatomiosite, esclerodermia, dentre outras.
– Mito ou verdade: o metotrexato deve ser tomado juntamente com ácido fólico no mesmo dia para reduzir o risco de efeitos colaterais?
Verdade! O ácido fólico age na mesma enzima em que o metotrexato age, e o ácido fólico é utilizado para reduzir os efeitos colaterais no metotrexato. Se as doses dos medicamentos venham a ser tomadas no mesmo dia, o ácido fólico pode cortar o efeito do metotrexato, sendo assim, o ácido fólico deve ser utilizado no dia seguinte ao metotrexato.
– Mito ou verdade: o metotrexato pode aumentar a queda de cabelo?
É verdade, em parte. O metotrexato pode levar à queda de cabelo, de fato, mas a própria doença que levou à utilização do metotrexato, como a artrite reumatóide, quando em atividade, também pode levar à queda de cabelo. Nesses casos, o metotrexato pode até auxiliar na redução da queda, ao controlar melhor o processo inflamatório.
– Mito ou verdade: mulheres podem engravidar usando metotrexato, suspendendo o uso deste medicamento quando a gravidez é descoberta?
Mito! O metotrexato pode causar malformações no feto, especialmente caso a exposição ao medicamento se dê nas primeiras 22 semanas de gestação, período em que se dá a formação do embrião. Sendo assim, o metotrexato deve ser suspenso por pelo menos três meses antes da concepção.
– Mito ou verdade: homens que usam metotrexato não precisam se preocupar com malformações fetais caso o concebam um filho?
Mito! Homens também precisam dos primeiros a expressar a suspensão do metotrexato pelo menos três meses antes de conceber para que não haja risco de malformações fetais.
– Mito ou verdade: o metotrexato pode levar a náuseas e vômitos?
Verdade! Um dos efeitos colaterais mais frequentes desses medicamentos são os efeitos gastrointestinais, como náuseas e vômitos. Esses efeitos podem ser melhorados com o uso correto do ácido fólico e muitas vezes trocando a via de administração de oral para a injeção subcutânea.
– Mito ou verdade: pacientes com artrite reumatóide quando iniciam medicamentos biológicos podem suspender o metotrexato sem prejuízos ao tratamento?
Mito! Vários estudos demonstram que na artrite reumatóidea, o tratamento com biológicos sem metotrexato é inferior à combinação metotrexato com biológicos.
Inscreva-se no canal Reumático TV no YouTube para receber em primeira mão vídeos como este. Compartilhe também este vídeo com seus amigos e não deixe de seguir no Facebook e no Instagram.
Fonte: 7 Mitos ou Verdades sobre o Metotrexato por Reumato TV