Pular para o conteúdo

Cirurgia de varizes alivia dores nas pernas em homem.


Problemas circulatórios: causas, sintomas e tratamento

Problemas circulatórios: causas, sintomas e tratamento

Hoje nós vamos conhecer melhor as causas, sintomas e tratamento dos problemas circulatórios, como varicocele, trombose, AVC e as varizes que atingem milhões de brasileiros. Para começar, vamos conhecer a história do Renan.

Gente, ele descobriu que tinha varizes ainda na adolescência, mas só depois dos 40 anos, quando as pernas começaram a pesar e a doer, que ele procurou um médico. Como você vai ver agora na reportagem da Ana Paula Neves, o corpo humano é uma máquina perfeita. Por debaixo da pele, temos milhares de vasos sanguíneos que funcionam como estradas, conduzindo o sangue com oxigênio por diversos caminhos, permitindo assim que órgãos e tecidos permaneçam em pleno funcionamento.

Varizes: causas e sintomas

Os principais empecilhos para o sistema circulatório da cintura pra baixo são as varizes. As varizes são uma doença de causa genética, entre elas acontecem por uma falha no sistema vascular. Observe as suas pernas: manchas na pele que parecem com formato de pequenas aranhas, cansaço, inchaço são sinais de que algo está errado e estima-se que 60 milhões de brasileiros tenham varizes. No entanto, a incidência desse tipo de problema vascular é muito maior nas mulheres do que nos homens.

  • Para se ter uma ideia, a cada quatro registros de varizes em mulheres, há um registro para homens.
  • A explicação para essa diferença está na biologia. As mulheres, de forma geral, têm muita ação hormonal, tanto própria de produção endógena quanto exógena (aquela que é um piloto excepcional que a gente já começa às vezes desde cedo) e isso também vai ter diferença.
  • Além disso, a gestação é um agravante bem importante também uma doença varicosa.
  • No caso dos homens, a gente tem exatamente o oposto. Eles não têm ação hormonal.

Renan herdou da mãe essa predisposição a varizes e olhava as pernas dela e varizes grossas, aquelas velhas enormes, e eu falamos, gente, será que isso é normal? E aí eu comecei a perceber que mim, já a partir de adolescente, começou a desenvolver bem esclarecidas as da minha mãe.

Ele se casou, teve filhos e foi percebendo que, após as brincadeiras de bola com o caçula, sentia as pernas pesadas. E não estava fora de forma, não sentia muitas dores na perna, muito cansaço. Tinha muita cãibra, muita mesmo. Eu não é de repente, mas eu não ligava as cãibras, as dores, o cansaço nas pernas com as varizes. Em nenhum momento houve relação. Só aos 42 anos, em uma consulta de rotina, houve o diagnóstico preocupante.

Assim que a médica viu as duas pernas dele, marcou a cirurgia. A doutora falou pra mim: “Renan, tem um risco de trombose. Você não cuida da ferida, então tem que fazer”.

Tratamento das varizes

Mesmo a laser, a cirurgia de varizes é delicada. Está um dia só depois do procedimento, vim pra casa e teve todo um cuidado de repouso, oito dias mais ou menos de repouso, usando as meias de compressão. Renan não esperou muito para tomar uma atitude. Acho que fosse só uma questão estética, aprendeu que varizes são uma doença no sistema circulatório e precisam de tratamento imediato. Qualquer vazio que apareceu na perna, qualquer sintoma, já está na hora de passar no nosso lar.

Renan faz acompanhamento médico e, após quatro anos da cirurgia, está ótimo. Mas também a cicatriz da cirurgia. Então, não tem porque foi feita a laser e um corte bem pequenino não aparece. Cantando essas pernas bonitas e saudáveis são consequência de um novo hábito de vida, uma escolha feita assim que o Renan deixou o hospital. A alimentação ajuda muito a prevenir até o reaparecimento das varizes, que eu não tô livre das varizes, né? É um conjunto de hábitos de vida que precisam ser alterados. Se eu não fizer isso, eu tenho consciência absoluta que, além das varizes, outras doenças vão aparecer. Ele emagreceu e passou a ser mais consciente da responsabilidade sobre a própria saúde.

Eu tô com 46 anos de vida e eu sei que essa faixa etária é uma faixa etária que eu preciso mudar alguns hábitos. E não é fácil. Depende muito de esforço, uma boa alimentação e atividade física diariamente são a combinação perfeita para a saúde das pernas.

Também curioso? Baixe o app Sempre Bem na Google Play ou App Store.

Fonte: Homem faz cirurgia de varizes para se livrar de fortes dores nas pernas por Hoje em Dia