Pular para o conteúdo

Entenda o que é cistite de lua de mel e suas causas.


E já ouviram falar em cistite de lua de mel? Fica comigo que eu vou explicar esse curioso termo. Bem, a cistite é uma infecção urinária que acomete a bexiga, e é uma inflamação da bexiga. A cistite acontece quando há a migração de bactérias, que geralmente são originárias do trato gastrointestinal da pessoa, para o trato urinário. E por que é mais comum nas mulheres? Porque a uretra das mulheres é mais curta do que a dos homens, facilitando a ocorrência de infecções urinárias.
E a lua de mel, o que tem a ver com isso? Eu considero esse termo bastante adequado. Acho que não haveria termo mais adequado do que cistite pós-coito. Uma das coisas que podem desencadear uma infecção urinária em mulheres é ter tido uma relação sexual recente, não porque a infecção seja uma infecção sexualmente transmissível, mas sim pelo fato da fricção que ocorre durante o ato sexual facilitar a subida das bactérias que estavam ali na região perineal, até a região da uretra e bexiga.
Existe essa maior possibilidade de desenvolvimento de uma infecção urinária em até 48 horas após uma relação sexual. Eu considero a expressão “cistite de lua de mel” antiquada, justamente porque ela foi cunhada numa época em que as mulheres geralmente só tinham relação sexual depois do casamento. Por isso, prefiro usar o termo cistite pós-coito.
Existe alguma maneira de tentar evitar a ocorrência da infecção? Uma coisa que pode ser feita é urinar logo após a relação sexual para mecanicamente tentar expulsar essas bactérias que porventura possam estar subindo a uretra. Algumas mulheres têm esse tipo de infecção com muita frequência, e precisam fazer uma prevenção com antibióticos. Se for o seu caso, vale a pena conversar com o infectologista para ver se é necessária fazer uma profilaxia, pode ser feito um antibiótico logo após o ato.
E aí, já sabe o que é cistite de lua de mel. Se existe alguma dúvida ou comentário, deixe na seção abaixo.
Fonte: “Cistite de lua de mel”- o que é isso?? por Transmitindo Informação- com Dra. Vanessa Strelow