Pular para o conteúdo

Exame de Retinografia para detecção de Glaucoma


Olá! Bem-vindos ao Papo Glaucoma. Eu sou Samantha Vasques, oftalmologista especialista em glaucoma. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber meus vídeos semanais. No vídeo de hoje, vamos dar continuidade à série sobre exames complementares, falando sobre um dos exames utilizados na avaliação do nervo óptico: a retinografia.
A retinografia é um exame simples, nada mais é do que uma foto do fundo do seu olho. Então, a mesma coisa que a sua oftalmologista vê quando avalia o seu fundo de olho, vai ficar registrado em foto através da retinografia. A região afetada pelo glaucoma é a papila, que é o comecinho do nervo óptico na retina. Na retinografia, essa região aparece como uma escavação, que nada mais é do que um buraquinho nesse nervo e que todo mundo tem.
Se houver um aumento na escavação, a suspeita de glaucoma é maior. A retinografia é importante porque é o melhor método para avaliar a escavação e outras alterações na anatomia do nervo óptico. O exame não dói nada e é bem tranquilo de fazer, sendo apenas uma fotografia. O único inconveniente é que geralmente precisamos dilatar a pupila para realizar o exame. Recomendamos que vá acompanhado(a) e leve óculos de sol, pois a claridade pode ficar desconfortável.
Fonte: RETINOGRAFIA – Exames para glaucoma por Papo Glaucoma