Pular para o conteúdo

Entenda as possíveis causas das fezes afiladas.

Música

Comecei, eu sou o Dr. Fernando Lemos, coloproctologista especialista em doenças do intestino e do reto.

Estou aqui no bloco cirúrgico da minha cidade e há poucos dias operamos um caso referente ao assunto que vou falar agora, que na verdade foi o que estimulou a fazer este vídeo aqui no ambiente cirúrgico, que é sobre estreitamento sobre fezes afiladas, festa em fita ou usando um termo um pouco mais popular, fezes em fita são aquelas fezes que saem que parecem a espessura de um dedo ou espessura de uma caneta ou as pessoas do lápis. É muito comum os pacientes chegarem na clínica dizendo: “doutor Fernando, eu defeco minhas fezes parece uma caneta”, outros dizem que parece uma minhoca de tão fininho. Nesse vídeo rápido, eu quero falar principalmente sobre três causas que podem causar fezes em fita ou fezes afiladas.

Câncer no intestino

A primeira delas é a mais preocupante, é o câncer de intestino. Ele vai estreitando a luz de um destito e vem o bolo fecal passando pelo intestino delgado que vai pro grosso. Quando chega no local do câncer, esse bolo fecal é comprimido e fica bem fininho para poder passar naquele estreitamento e as fezes serão eliminadas informa de “fita” fininho. Então, o câncer intestinal é uma das causas de fezes afiladas.

Talvez você fique preocupado de que a causa de suas fezes em fita seja câncer, mas procure seu especialista coloproctologista.

Divertículos hipertrônicos

Segunda causa: pessoas que têm divertículos chamados divertículos hipertrônicos e se diverticulam porque eles ficam no lado esquerdo do intestino. Com o passar dos anos ou crises de diverticulite, vai fazendo com que a luz do lado esquerdo do intestino, mais no descendente, é um segmento onde vão se estreitando. Quando vai passar nesse estreitamento dessa hiper-tonia no intestino, ele se comprime fica bem fininho e os pacientes também têm fezes afiladas.

Estreitamento no reto

A terceira causa seria a pessoa que tem um estreitamento no reto. As fezes e o bolo fecal passam por todo cólon e intestino grosso, bem formados. Chega no reto superior bem formado, só que pra poder sair no reto anal, acaba se comprimindo e saindo fininho para poder passar. Mas essa estenose pode ser menor de conveniência, a pessoa nasceu com isso ou a pessoa que criou ao longo da vida até um estreitamento com gente. As pessoas ficam sofrendo a vida toda na hora de excretar as fezes e às vezes você consegue resolver e se livrar dela sem sofrimento.

Uma cirurgia talvez de uma hora e meia pode ser feita e também tem pessoas que têm um estreitamento secundário porque o estreitamento que adquiri ao longo da vida, principalmente por alguma patologia direto do ânus.

Resumindo, três principais causas do câncer de intestino, número 2: divertículos hipertrônicos do lado esquerdo onde assina e número 3: o estreitamento regional que pode ser na ciência ou adquirido ao longo da vida.

Obviamente, cada uma dessas três patologias têm outras coisas associadas que eu poderia citar aqui, mas nós poderíamos gastar muito tempo. Nós não temos tempo para isso.

A minha sugestão são duas, primeiro procure um coloproctologista, um especialista do intestino. Segundo, faça a sua videocolonoscopia. Como eu tenho batido muito na tecla, cuide do seu intestino, cuide do seu reto como você cuida da próstata, da mama e do útero. Infelizmente, tem pouca divulgação em relação ao intestino, tem pouca experiência nesse assunto e acaba com que as pessoas, quando chega o especialista, acaba chegando com uma doença já avançada. Logo, trate do seu intestino e fale com seus familiares e procure um especialista. Eu agradeço mais uma vez a atenção e essa assiduidade no planeta intestino e até o próximo vídeo.

Fonte: Fezes Afiladas! O que pode ser? por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino