Pular para o conteúdo

Entenda sobre remédios para tontura: Betaistina, Labirin, Betaserc, Betina e Betadine.

Se você usa ou já usou a beta e chinaque, que são os remédios para labirinto Betaserc, Betinho, Betadine, vale a pena ver esse vídeo até o final. Vamos lá:

As pessoas me perguntam muito sobre a Beta-sitina, um remédio que tem sido muito vendido para labirintite, para tontura, e as pessoas me questionam: Poxa, doutor, é bom? O meu médico me passou ou a farmacêutica ou sugeriu ou uma vizinha minha. Hoje vou usar também. O que o senhor acha?

Beta-sitina serve para qualquer tontura? Como é isso?

Primeiro ponto e aqui importante, está a Beta-sitina não serve para todas as tonturas. O que a gente tem hoje muito bem estabelecido é que a Beta-sitina é um remédio muito bom para a doença de Ménière, uma doença onde a pessoa tem crises de vertigem terríveis, com zumbido no ouvido, pressão, aperto, ouvido entupido, apito no ouvido. Vale a pena conferir os vídeos no canal.

Se você não lembra muito bem o que é a doença de Ménière, é porque a Beta-sitina não é muito boa, porque a Beta-sitina controla a produção de líquidos labirinto. Eu brinco na cabeça dos meus pacientes como se o labirinto da pessoa estivesse sofrendo de pressão alta. Não é a pessoa que sofre de pressão alta, é o labirinto que sofre de pressão alta, e a Beta-sitina é um ótimo remédio para controlar a pressão alta do labirinto.

Para outras tonturas, calma! Não tem evidência científica muito concreta de que funciona para outras doenças. O que eu quero dizer com isso é que hoje em dia a gente ouve Beta-sitina e china para a doença de Ménière. Para uma outra situação escolhida a dedo, a gente pode tentar também. Tem alguma coisa a respeito disso na literatura médica. Mas aquele papo de que serve para todo e qualquer ponto… isso não existe. Por isso é um equívoco. Cuidado!

Foi pensado em síndrome de Sydney. É uma doença muito pouco comum. Que eu quero dizer às pessoas que sofrem de labirintite de tontura: poucas têm a doença de Ménière. Então, a chance da pessoa estar usando Beta-sitina e não ter doença é muito grande. Mostrando que assim tem que tomar cuidado na hora de usar esse tipo de medicação.

Quais são os grandes problemas? Efeitos colaterais que Beta-sitina e china podem dar? Ela é muito ruim para quem tem asma, porque pode descompensar a asma da pessoa. E para quem tem gastrite ou úlcera gástrica, porque pode piorar. Tirando essas situações, é um remédio relativamente seguro. É um remédio que não vai dar muitos efeitos colaterais, tirando essas duas situações. Mas ele é um fraco sedativo do labirinto.

Como assim, ele inibe um pouquinho a função do labirinto? Ou seja, dependendo da mente que você tem, às vezes a Beta-sitina vai ser pior ao invés de melhor. Então, chamada aqui pessoal: é assim, cuidado com essa ideia de que existe um remédio mágico e milagroso que serve para qualquer tipo de tontura. Isso não existe, como já frisei muito aqui. Cada labirintite, cada tontura tem uma doença por trás, um diagnóstico diferente, e cada uma vai ter um tratamento totalmente diferente uma da outra. Inclusive, vou fazer em breve aqui no canal um vídeo interativo onde vou ajudar vocês que sentem tontura a descobrir, junto comigo, o possível diagnóstico por trás da tontura.

Se você usa Beta-sitina no labirinto, Betaserc, Betinho, na china, entre outros e não tem doença de Ménière, a Beta-sitina não existe nem nunca melhorou ou não melhora. Alguma coisa tem errada. Vale a pena procurar um especialista em tontura. Toda semana, vídeos aqui no canal sobre neurologia, psiquiatria, tontura. Segue lá também no Instagram @doutortontura.

Um abraço!

Fonte: Betaistina – Labirin – Betaserc – Betina ou Betadine . Entenda sobre esses remédios para tontura por Neurologia e Psiquiatria