Olá, meu nome é Júnior Soli, eu sou urologista e hoje vou falar um pouquinho sobre dores na uretra. Muita gente mandou perguntas a respeito específico desse tema, eu vou tentar responder aqui.
A maior parte das causas de dor uretral, primeira coisa que a gente tem que entender é que a pelve é um órgão compacto, é uma região compacta melhor que contém vários órgãos e cuja a inervação vai para o mesmo nervo na raiz terceira sacral. O que acontece é que o cérebro tem muita dificuldade em especificar qual o órgão tá emitindo um sinal de dor.
A gente tem que tá falando no reto, está falando do ânus, está falando do períneo, está falando da uretra, está falando da região ali dá praE se for homem está falando da bexiga, está falando da face interna da coxa. Então, todas essas regiões e, no caso do homem, ainda o testículo escroto são comandados vamos assim pela mesma região de nervos na coluna e no cérebro consequentemente.
Então, alguns pacientes têm dor na uretra, mas ela é uma dor referida na uretra, mas de origem em outro órgão e poderia ser qualquer um desses órgãos tá. Então, normalmente, esses pacientes têm que ser investigados com exames é o Ricos para procurar alguma alteração, desde um cálculo renal, um tumorzinho, até alguma alteração do testículo, a varicocele, alguma alteração na bexiga, hiperatividade da bexiga, dificuldade miccional por qualquer razão. Enfim, é dor uretral, ela pode ser oriunda de outros órgãos e não a uretra primeiro ponto é óbvio o segundo.
É quando ela pode vir da própria uretra e aí devíamos ter que pensar em doenças específicas da uretra, que no caso das mulheres podem ser infecções nas glândulas parauretrais. A gente tem duas lando linhas ali em volta da uretra que soltam secreções fisiológicas que é normal, mas que elas podem inflamar e eventualmente é fiscalizar para dentro da uretra. Então, essas glândulas podem ser origem de dor o lateral é um divertículo que nasce do lado da uretra, pode ser uma origem de dor.
Os cálculos urinários que, por qualquer motivo, passam pelos rins, ureteres, bexiga e enroscados, por qualquer razão, na uretra, os estreitamentos da uretra, quer dizer, regiões de cicatriz seja por acidente, seja por gonorreia, seja por alguma inflamação no tecido da uretra, têm que ser descartados também. Isso a gente vai buscar tá com exames específicos ou em última instância o olhar com a câmera dentro da uretra para ver se ela tem um aspecto normal e claro HPV também é uma possibilidade é mais raro dentro da uretra, mas é possível também.
A gente tem que descartar sempre a presença de verrugas, alguma coisa crescendo dentro da uretra. É o síndrome de Douro uretral, é pode ser enfim qualquer de qualquer origem pélvica ou específica da uretra em sempre tem que investigar as duas coisas para ter um diagnóstico preciso e, infelizmente, alguns pacientes, um grupo de pacientes, não vai ter um diagnóstico específico.
E a gente vai ter que tratar é simplesmente dor crônica, ele vai entrar no capítulo parecido com fibromialgia e a gente vai medicar com o remédio esse específicos para esse tipo de problema. Espero ter ajudado aí respondido às dúvidas. Esse é um tema relativamente complexo para falar em pouco tempo, mas eu acho que a gente cobriu quase todo ele aqui nesse pequeno vídeo, mas dúvidas mais sugestões a gente fica à disposição aí para comentar sobre mais assuntos.
Fonte: Causas de Dores na Uretra por Julio Bissoli