Pular para o conteúdo

Entenda a diferença entre AIDS e HIV.

Você acha que sabe tudo sobre HIV e AIDS? Então, para tentar esclarecer, neste vídeo é disso que eu vou falar. Para começar, HIV não é a mesma coisa que AIDS. Não confunda, HIV é o nome de um vírus que foi descoberto na década de 80, enquanto AIDS é o nome da doença que pode acontecer em uma pessoa que se infectou com o vírus e não buscou tratamento para o HIV. Atualmente não tem cura, mas tem tratamento que funciona e uma pessoa que foi infectada com o vírus poderá passar toda sua vida com saúde, desde que faça o tratamento de maneira adequada. Uma pessoa que se trata é chamada de pessoa que vive com HIV e não de pessoa com a AIDS, justamente porque o tratamento é dado para evitar que ela fique doente e para evitar a AIDS.

O HIV sem tratamento no corpo de uma pessoa destrói a sua defesa e dessa maneira a deixa vulnerável à doença que tentar instalar. Quando isso acontece, a pessoa pode estar com AIDS. O HIV normalmente leva bastante tempo para fazer isso no corpo de uma pessoa, pode levar de sete a dez anos e a pessoa que vive com HIV não sente, até que a AIDS se instale. Ela pode não causar nenhum sintoma, no entanto, no momento em que o vírus se instala, algumas pessoas podem apresentar alguns sintomas como febre, dor de garganta, manchas no corpo, coisas que normalmente não leva o indivíduo médico. Esses sintomas desaparecem mesmo sem tratamento e a partir daí começa aquele longo período de anos que pode acontecer entre infecção e AIDS. Nesse período, não existe nenhum sintoma específico, mas quando o indivíduo desenvolve, diversos sintomas podem ocorrer, sendo os mais comuns febre, emagrecimento, diarreia, fraqueza, sapinho na boca e língua aumentada e noite as repetidas, como infecções respiratórias e urinárias.

Você está sentindo algum desses sintomas e já faz algum tempo desde que fez o último exame negativo e principalmente, acha que pode estar infectado, é bom que procure rápido fazer o teste. Sabemos que por conta de todo tabu que existe em torno do HIV, muitas pessoas acabam fugindo do teste para não precisar lidar com esse diagnóstico, mas adiar o diagnóstico da infecção por HIV não ajuda em nada para a sua saúde, uma vez que quanto antes iniciar o tratamento, melhor. Se você está vivendo uma situação parecida com essa ou se têm dúvidas se pode ter se infectado ou não, é bom que procure um profissional de saúde para saber como lidar, fazer o teste de HIV de maneira periódica é também uma boa ideia. Pois, no caso de uma infecção, é possível iniciar o tratamento antes do desenvolvimento da AIDS.

Se o exame der negativo, encontre uma estratégia de prevenção que melhor se encaixa na sua vida para conseguir se manter livre do vírus. A melhor estratégia de prevenção é aquela que o indivíduo escolhe e entende como funciona e consegue usar de maneira correta e constante. Este é o objetivo do canal de auto ajuda, te informar, pois você informado ajuda o seu médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento. Você sabia que a camisinha não é a única forma de prevenção do HIV? E atualmente evite uma estratégia chamada PrEP, com o uso diário do medicamento que consegue de maneira eficaz e segura de proteger do vírus.

Fonte: AIDS E HIV SÃO A MESMA COISA? ENTENDA A DIFERENÇA por DOUTOR AJUDA