Pular para o conteúdo

Entenda a conexão entre dermatite seborreica e queda de cabelo.

Dermatite seborreica e queda de cabelo

Nesta aula, vamos discutir se a dermatite seborreica pode estar relacionada com a queda de cabelo. A resposta é obviamente sim. Ao analisar a patogênese da dermatite seborreica, devemos começar analisando o nome da doença. “Dermatite” significa inflamação da pele. Geralmente, está associada ao excesso de sebo.

  • O sebo presente na superfície do couro cabeludo serve de alimento para fungos da família do Malassezia furfur.
  • Esses fungos se alimentam do sebo, e nesse processo de alimentação, os fungos fazem com que o sebo se oxide.
  • O sebo oxidado se torna rançoso e uma gordura ansiosa que é super irritante.
  • Essa irritação pode levar a uma inflamação da superfície da pele do couro cabeludo, o que é conhecido como dermatite seborreica.

Esse processo inflamatório compromete o crescimento de novos fios de cabelo. Os fios de cabelo que estão lá, vivendo nas fases anágena, catágena e telógena, que são as fases fisiológicas do crescimento capilar, são afetados pela inflamação relacionada à dermatite seborreica. Essa inflamação afetando a raiz do cabelo pode causar queda de cabelo e não deixa de ser um tipo de eflúvio telógeno.

A caspa é o principal sintoma da dermatite seborreica. O paciente pode ter queda de cabelo, descamação, prurido, vermelhidão e pequenas erupções, tudo isso está relacionado à dermatite seborreica.

O procedimento mais óbvio é indicar para o paciente produtos dermocosméticos que consigam, ao mesmo tempo, eliminar o fungo Malassezia furfur, que é o grande causador da dermatite seborreica, e diminuir a secreção sebácea. É muito importante que o paciente seja orientado a higienizar diariamente o couro cabeludo, mesmo que ele não goste de lavar os cabelos todos os dias.

  • Utilize produtos diariamente para manter o couro cabeludo sempre higienizado;
  • Existem dermocosméticos que, além de eliminar o fungo, conseguem fazer uma micro esfoliação do couro cabeludo;
  • Remover as células mortas ou se elas que estão morrendo é importante porque quanto mais você conseguir tirar sebo, menos substrato do sebo o fungo Malassezia furfur terá para se alimentar;
  • E naturalmente, a dermatite seborreica começa a melhorar, e a queda de cabelo começa a ceder. Na maioria das vezes, nem é necessário um tratamento anti-queda complementar.

Claro, sempre é bom acompanhar esse paciente de perto.

Fonte
PORQUE A DERMATITE SEBORREICA CAUSA QUEDA DE CABELO? por Maurizio Pupo