Pular para o conteúdo

Enfermeiro atuando em casos de trauma torácico: Conheça suas funções e importância.

E aíimagem música

O trauma torácico é uma das principais causas de morte relacionada ao ambiente pré-hospitalar. O trauma torácico está muito presente e incidente nos acidentes automobilísticos, principalmente envolvendo em motocicletas e o volante do próprio automóvel.

São vários tipos de trauma torácico e podemos classificá-los quanto ao tipo de lesão, sendo assim, temos o trauma torácico aberto e trauma torácico fechado. Também há classificação com relação ao tipo de mecanismo fisiopatológico instalado, como os pneumotórax e o hemothorax, por exemplo.

No trauma de tórax fechado, está muito envolvido aos acidentes automobilísticos. Já o trauma de tórax aberto está envolvido aos ferimentos perfurantes, por exemplo, causados por arma branca ou arma de fogo. O pneumotórax é a lesão principal no trauma de tórax fechado, que pode se manifestar de forma hipertensiva ou não hipertensiva. O pneumotórax não hipertensivo é autolimitado e resolvido pelo próprio organismo, ou então terá o tratamento definitivo no ambiente intra-hospitalar. Já o pneumotórax hipertensivo é uma emergência médica e uma das principais causas de parada cardiorespiratória no trauma, e deve ser tratado imediatamente. O tratamento consiste em drenar ou dissocomprimir essa pressão aumentada dentro do tórax.

No caso do tipo de lesão causado no trauma de tórax aberto, por exemplo, a lesão é causada pela entrada de ar progressiva por aquele orifício que não é normal, e não é natural. O tratamento consiste em utilizar o curativo de três pontas ou curativo valvulado.

Um terceiro tipo de lesão causado no trauma de tórax é o tórax instável, caracterizado pela fratura múltipla de costelas. Essas fraturas múltiplas de costelas afetam a parede torácica e pleura, fazendo com que uma fique solta da outra. Quando acontece o estímulo nervoso da respiração, o pulmão fica desconexo da musculatura respiratória. O único tratamento para isso é o avanço definitivo das vias aéreas realizado através de uma intubação endotraqueal ou uma traqueostomia de emergência.

Fonte: A atuação do enfermeiro em casos de trauma torácico por Instituto Enfermagem de Valor