O paciente pós fratura a base terceiro e quarto metacarpo da mão direita pode realizar exercícios para ganho de amplitude de movimento de flexão metacarpofalangiana. Este movimento consiste na flexão do metacarpo com um lápis falante, já posicionado no punho estável. Com a mão contralateral, os dedos ficam fixos sobre a toalha e a mão conta lateral estabiliza o punho para que ele não saia da posição neutra. O paciente leva o movimento até o limite tolerável, segurando por dois a três segundos e volta até aliviar a tensão.
Para executar este exercício, é possível fazer cerca de quatro vezes por dia, estabilizando sempre muito bem com a mão contralateral no caso do paciente com a mão esquerda.
É importante lembrar que a articulação metacarpofalangeana é muito rígida, o que pode levar o paciente a compensar mais. Por isso, é necessário estabilizar com o braço esquerdo para que o paciente consiga executar um movimento exatamente na articulação metacarpo-falangeana.
Este exercício específico busca ajudar a conseguir movimento de flexão na articulação metacarpo-falangeana, respeitando sempre os limites do paciente.
Exercício pós fratura – flexão metacarpofalangeana.
Fonte: FRATURA da MÃO DEDOS EXERCÍCIOS FLEXÃO METACARPOFALANGIANA Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta