Pular para o conteúdo

Elimine dores musculares após o treino com 4 dicas – Viver Bem.


Dor muscular após o treino – Dicas e cuidados

O assunto de hoje é sobre a dor muscular que muitos já devem ter vivido após um treino e olha que eu tenho propriedade para falar sobre isso porque eu sou profissional de educação física. Vamos conferir então, já vai deixando o like aqui nesse vídeo porque, apesar de causador, o assunto é muito bacana.


O que é dor muscular de início tardio?

De acordo com aquela dorzinha do treino de ontem e está na dúvida se lá pra cá de mim hoje vai sim. Não é obrigado a treinar ao mesmo grupo muscular. Além disso, a dor é uma resposta natural da musculatura devido ao estímulo. As dores musculares aparecem especialmente aos iniciantes da musculação ou para quem está iniciando um novo tipo de treinamento mais calmas. E essas dores persistirem ou forem nas articulações, é hora de procurar um médico. A dor muscular que surge na manhã seguinte após o treino é chamada de dor muscular de início tardio e geralmente ela caracteriza a reconstrução do músculo. O que acontece de fato são micro rupturas no tecido por conta da atividade intensa. Já que a musculatura alongada, os sintomas costumam aparecer entre 12 e 24 horas após o treinamento e os picos chegam de 24 horas até 72 horas. Mas calma, conforme a prática na mesma intensidade, o corpo se adapta e cria tolerância aos estímulos.


Como eliminar as dores após o treino?

  • Um bom descanso é ideal para recuperação muscular e para preparar o corpo para os próximos dias. Inclusive, como já falei anteriormente, você pode ir à academia e não treinar o mesmo grupo dolorido.
  • Uma alimentação equilibrada faz toda a diferença no pré e no pós treino e claro, uso de suplementos também auxiliam essa reparação. Cuidado, siga sempre as orientações do seu nutricionista.
  • Existe uma massagem que se chama massagem desportiva e ela alivia muito as dores pós treino. O gelo também pode ser aplicado nas áreas de dor muscular nos primeiros dias após o treino.
  • Atividades de recuperação são utilizadas para aliviar as dores. São exercícios de intensidade mais baixa do que os que foram feitos. Por exemplo, se você correu e foi uma intensidade maior, você pode fazer caminhadas leves para reparar.

Lembre-se, só use remédios e foi indicação do seu médico. Afinal, a dor muscular faz parte do treinamento. E para finalizar, uma super dica é sempre buscar orientação de um profissional de educação física. Afinal, você quer praticar atividade física para melhorar a saúde e não ganhar lesões, não é? É isso gente! Espero que vocês tenham gostado dessas dicas que foram preparadas com muito carinho para vocês. Não esqueça de se inscrever no canal e acionar o sino para o Youtube te avisar quando chegar novo vídeo. Um beijo e até a próxima semana!

Fonte: 4 dicas de como eliminar as dores musculares pós-treino // Viver Bem por Unimed Fortaleza