Pular para o conteúdo

Dor nas costas: Cristais na urina podem ser a causa.


Oi, bom dia, boa tarde, boa noite para você que está me ouvindo. Seja bem-vindo ao meu canal! Hoje, quero conversar com você sobre a famosa “areia na urina”. Será que isso realmente causa cólica renal? Ou é apenas uma alteração que aparece no exame de urina? Antes de tudo, não deixe de se inscrever aqui no nosso canal, curtir esse vídeo e clicar no sininho para ativar as notificações.
É muito comum recebermos pacientes no consultório que, ao terem uma crise de dor nas costas, vão ao pronto-socorro e fazem um ultrassom que não identifica grandes alterações. No entanto, no exame de urina aparece a tal “areia na urina”. Mas, afinal, o que é isso?
Essas alterações, que popularmente chamamos de “areia na urina”, nada mais são do que os cristais de Oxalato de Cálcio que são identificados na urina. Esses cristais podem causar uma crise de dor, mas não significam necessariamente que você tem uma pedra no rim.
Para fazer o diagnóstico de uma pedra no rim, além do quadro clínico, é preciso realizar um exame de imagem, como ultrassom ou tomografia. Esses exames são importantes para identificar a presença de pedras no rim, já que os cristais de Oxalato não conseguem obstruir nem machucar o sistema coletor ou o rim.
A presença de “areia na urina” também não quer dizer que você tem pedra. A única coisa que ela significa é que há uma chance aumentada de você desenvolver uma pedra no rim.
Se você fez algum exame de urina e na análise apareceu o Oxalato de Cálcio ou a “areia na urina”, é importante intensificar o consumo de água para que a urina fique mais diluída e consiga dissolver os cristais de Oxalato.
– Quebras de linha e marcadores adicionados para melhor legibilidade;
– Código SEO incluído no final do texto.
Fonte: Cristais na urina: Pode ser a Causa da sua Dor nas Costas? por Dr. Tiago Guirro – Urologista