Você está com dor na clavícula ao redor dela? Então esse vídeo pode ser muito esclarecedor para você:
Doutor Marcos explica:
- Qualquer dano na clavícula ou nos tecidos moles que a circundam pode causar dor.
- Entre as causas mais comuns estão os cistos de clavícula, também conhecidos como ombro do levantador de peso.
- Esse quadro provoca dor na clavícula perto do pescoço que piora com o movimento, simples como encostar a mão na axila e posturas específicas como exercícios supinos.
- Pode acontecer quando há excesso de exercícios ou de peso a ser levantado.
- A clavícula quebrada é uma das causas mais comuns de dor nesse osso e geralmente acontece quando a pessoa cai com braço estendido.
- Outra causa rara é alguns casos de câncer que podem causar, como o neuroblastoma.
- Uma lesão na articulação acromioclavicular, que conecta a escápula a clavícula, sendo sustentada por quatro ligamentos fortes, pode também causar dor quando sobrecarregada.
- Esse ligamento corre até risco de romper parcialmente ou completamente, dependendo da gravidade da lesão, isso é conhecido como lesão da articulação acromioclavicular.
- Outra causa de dor é a artrite, que acomete a articulação acromioclavicular, reduzindo o espaço intercâmbio e tornando sua superfície mais acidentada em vez de lisa.
- Embora raramente, a osteomielite pode afetar a clavícula. Essa condição também causa uma dor intensa localizada na extremidade da clavícula que é mais próxima dos externos.
- Os ligamentos, quando lesionados, também podem gerar inflamação. Essas estruturas também podem romper parcial ou completamente, facilitando a possibilidade de deslocamento do osso. A isso chamamos de lesão na articulação esternoclavicular.
- Outra causa comum de dor na clavícula é dormir em posições inadequadas, como aquelas que geram pressão sobre as articulações superiores.
- A síndrome do desfiladeiro torácico é uma condição rara que ocorre quando os nervos e a clavícula e as costelas são comprometidos, o que geralmente é fruto de lesões na postura, alterações anatômicas e uso excessivo ou movimentos repetitivos da articulação. Essa patologia geralmente forma formigamento nos braços e dormência em áreas importantes na clavícula que pode se estender para os braços ou até as mãos. Ainda pode haver palidez e inchaço dos membros superiores.
- Uma dor na clavícula nos ombros pode até ser um dos primeiros sinais de que o paciente está tendo um ataque cardíaco. Portanto, vale a pena avaliar se tais incômodos estão relacionados aos sintomas clássicos de infarto, como dor no peito, tontura, falta de ar, enjoo e vômito.
O tratamento da dor na clavícula vai depender principalmente do que está causando essa lesão. Por isso, se você sentir uma dor súbita na clavícula como resultado de um acidente, lesão esportiva ou outro trauma, procure o atendimento médico de emergência. Se a dor for mais leve e for aumentando dia após dia, marque uma consulta com médico especialista em dor.
Fonte: O que pode causar dor na clavícula? Como identificar? por Dr. Hong Jin Pai – Dor, Fisiatria e Acupuntura