Pular para o conteúdo

Prazo para a cirurgia de fístula anal – saiba quanto tempo você tem.


Olá meus amigos!
Eu pedi sugestões de temas de vídeos para vocês e me perguntaram quanto tempo eu tenho para operar fístula anal, não dá uma olhada nisso!
Larga de chamar seu bebé, se é sua primeira vez aqui no canal lembra de se inscrever e de curtir o vídeo.
Então, vamos lá. Fístula, o que que é isso né? Para começar, a fístula é uma passagem que se forma ao lado do ânus. Ou seja, tem um buraquinho dentro do canal anal, uma passagem como se fosse um tubinho que vai drenar para região perianal, em volta do ânus. Essa fístula é, em geral, uma consequência de um abscesso perianal, que é uma infecção que uma glândula do Anderson. A pessoa tem aquele furúnculo, aquela infecção local, que quando drena, pode evoluir para essa fístula.
Quanto tempo a pessoa tem para operar essa fístula? Primeiro, a gente tem que pensar: o que que pode acontecer se ela não operar? Cristo, além de ter que conviver com aquele desconforto, drenagem de secreção, sangramentos, do tudo, isso ainda existe a possibilidade de um novo abscesso. Ou seja, uma nova infecção local. E aí é que está o problema, porque é imprevisível. Tem gente que tem fístula e nunca mais vai ter um abscesso. Já outras pessoas têm abscessos de repetição. Então, não tem como a gente falar quanto tempo a pessoa tem para operar. O ideal é que, se foi indicado fazer o tratamento com cirurgia, faça o quanto antes.
Quando puder fazer!
Uma coisa que as pessoas se preocupam é a possibilidade de desenvolver câncer dentro de uma fístula. Isso não é uma coisa comum, na verdade seria uma raridade. Pode acontecer porque naquela região tem uma inflamação crônica que, com o tempo, pode aumentar o risco de desenvolver um câncer ali. Mas isso, como eu falei, é uma situação muito rara de fístulas que ficam inflamadas durante anos. Não é uma complicação esperada.
Já o abscesso é uma complicação esperada e é muito comum que aconteça. Então, uma vez diagnosticada, a princípio que indicava que a pele, quando possível, faça a cirurgia a resolver o problema.
Uma coisa que é importante entender sobre as estrelas é que as fissuras podem voltar depois da cirurgia. Pode acontecer uma recidiva. É claro que nós vamos fazer todo o possível para que isso não aconteça, usar melhor técnica disponível para resolver o problema, mas pode acontecer de uma fístula voltar.
E quais são os sintomas do abscesso que eu falei que pode acontecer na fístula? Vermelhidão, dor, inchaço, calor na região. Tudo isso é sintoma de inflamação e infecção na região e deve ser tratado em caráter de urgência. Deve ser feita uma drenagem.
Se você deu com esses sintomas, procure atendimento de urgência.
Se o vídeo te ajudou, lembra de curtir, se inscreve no canal TVE aí!
Fonte: Quanto tempo eu tenho para operar de fístula anal? por Dr. Marcelo Werneck