Pular para o conteúdo

Dor de cabeça: 5 sinais de que não é algo grave

Olá pessoal! Meu nome é André, e eu sou um médico especialista no tratamento de dores crônicas. Hoje, eu falarei sobre cinco características que nos fazem pensar que a sua dor de cabeça não representa algo grave. Nós sabemos que existem mais do que 150 tipos de dores de cabeça, nem todas, obviamente, são graves. Basicamente, nós dividimos essas dores de cabeça em duas classificações: as dores de cabeça primárias ou secundárias. O que quer dizer isso? Dor de cabeça primária quer dizer que não tem nenhuma doença por trás disso. Dores de cabeça secundárias querem dizer que tem algo por trás disso, não necessariamente grave. Por exemplo, uma sinusite causa uma dor de cabeça secundária, mas não é grave. Um tumor cerebral também causa uma dor de cabeça secundária e é grave.

E este estudo científico valeu diversas características dos pacientes com dor de cabeça para saber quais características estão associadas à ausência de uma gravidade como causa da dor de cabeça. A primeira delas é: essa é a dor de cabeça que já estava presente na infância ou na adolescência? O que quer dizer se a dor de cabeça fosse algo relacionado a uma doença grave, é óbvio que isso já teria piorado, outros sintomas já teriam aparecido. Então, se você é um adulto e tem uma dor de cabeça desde a sua infância ou adolescência, muito provavelmente, isso não significa algo grave, mesmo que seja desconfortável.

A outra característica é que a sua dor de cabeça tem relação com o ciclo menstrual, o que é bastante comum, na verdade. Então, enxaqueca, que é um tipo de cefaleia, de dor de cabeça primária, ou seja, sem gravidade, mesmo que doa, tem muita relação com o ciclo menstrual e a alteração hormonal típica do ciclo menstrual da mulher.

O outro fator que nos deixa um pouco mais tranquilos com relação à etiologia, a causa da dor de cabeça, é se o paciente tem alguns dias, algumas semanas sem dor de cabeça. Porque normalmente, as causas mais graves de dor de cabeça não dão trégua. O paciente tem dor tipicamente todos os dias. Então, se você tem períodos livres de dor de cabeça, isso é mais um fator para nos deixar tranquilo quanto à causa da dor de cabeça.

O outro ponto importante é avaliar se o paciente tem algum parente próximo com dores de cabeça bem parecidas. E isso leva-nos a pensar em algum quadro como enxaqueca ou cefaleia em salvas, que embora também extremamente desconfortáveis, não tem uma gravidade por trás disso, não tem uma causa grave por trás da dor.

E por fim, se a sua dor de cabeça que você sente frequentemente não ocorreu, por exemplo, na última semana, e ela passou a mais uma semana, isso também leva-nos a pensar que não tem algo grave por trás, porque as causas mais graves de dor de cabeça, como por exemplo, aneurismas cerebrais, tumores cerebrais, elas acabam piorando muito. Então, se você não teve na última semana, muito provavelmente, isso não é algo grave.

Bom, então, existem inúmeros tipos de dor de cabeça e é muito importante tentar identificar a causa disso. Na maior parte das vezes, não há nada por trás, a dor de cabeça identificável é o que nós chamamos então, de cefaleias ou dores de cabeça primárias. Obviamente, que todo paciente com dor de cabeça deve ser avaliado em uma consulta médica. Mas esses fatores que eu citei anteriormente nos deixam mais tranquilos com relação à causa da dor de cabeça.

E se você gostou dessas informações, curta esse vídeo, inscreva-se no nosso canal e se você quer saber mais a respeito de dores de cabeça, clique no vídeo que aparece aqui no canto superior direito. A gente tem uma aula completa a respeito das principais cefaleias.

Fonte: Dor de cabeça: 5 sinais de que ela não é grave por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor