Pular para o conteúdo

Entenda a diarreia diabética: sintomas e tratamentos | Diabetes & Você

Diarreia Diabética – Tratamento e Prevenção

Outro dia, recebi através das minhas redes sociais uma pergunta que aguçou minha curiosidade: “Qual o tratamento para a Diarreia Diabética?”. A diarreia é um sintoma muito comum, que pode ser causada por infecções intestinais, intoxicações alimentares, uso de medicamentos, entre outras doenças.

Como sempre, todas as vezes que recebo uma dúvida da qual não tenho muito conhecimento, vou atrás da informação correta, pesquiso em livros e artigos científicos, para depois, responder a dúvida que me foi enviada. Neste vídeo, vou te mostrar o que é a diarreia diabética, quem pode sofrer com ela, qual a sua causa e formas de tratamento.

Eu sou Monica Lenzi, farmacêutica e educadora em diabetes

Causas da Diarreia Diabética

Algumas pessoas com diabetes tipo 2 podem ser acometidas por diarreia ao iniciar o uso da metformina ou aumentar a dose. Este é um medicamento que melhora a resposta da insulina produzida pelo pâncreas, melhorando, assim, o controle glicêmico.

Se você tem diabetes tipo 1, é mais provável que você tenha doença celíaca. Pessoas com esse distúrbio não podem comer glúten, que é uma proteína encontrada em grãos como trigo, centeio e cevada. Essa intolerância danifica o intestino delgado, o que pode causar diarreia.

O uso de alimentos diets, também podem provocar diarreia, pois alguns adoçantes são laxativos e provocam diarreia em algumas pessoas.

Neuropatia Diabética e Diarreia

Muito se fala sobre os riscos de quem tem diabetes, desenvolver doenças cardiovasculares, mas o que muitas pessoas não sabem, é que os elevados níveis de glicose no sangue também afetam as funções intestinais. Isso mesmo!

Devemos deixar bem claro que a falta de controle dos níveis de glicose no sangue, danifica os nervos das pessoas que têm diabetes, a chamada neuropatia diabética. Cerca de 60 a 70% das pessoas que têm diabetes, tem seus nervos danificados. Quanto mais tempo de diagnóstico de diabetes, maiores são as chances de desenvolver a neuropatia.

Quando falamos de neuropatia, passa pela cabeça das pessoas que têm diabetes, os problemas com os pés e mãos, tais como: queimação, perda de sensibilidade, dores… O que muita gente não sabe, é que a neuropatia pode afetar outros órgãos de nosso corpo, como: sistema respiratório, sistema urinário, coração… além do sistema digestivo.

A diarreia também pode ser um sintoma de um tipo de neuropatia autonômica, também conhecida como diarreia diabética. Embora esta condição não seja incomum, o diagnóstico geralmente é feito somente após uma história detalhada e os exames diagnósticos não revelarem outra causa para a diarreia.

Ao contrário da neuropatia periférica, que é mais amplamente conhecida, que afeta as mãos e os pés, a neuropatia autonômica danifica os nervos que controlam as atividades involuntárias do corpo. Os tipos mais conhecidos de neuropatia autonômica incluem disfunção erétil e hipotensão ortostática (ou postural), que é aquela sensação de tontura quando levantamos.

A diarreia diabética ocorre geralmente à noite, é aguada e indolor, e pode estar associada à incontinência fecal. As crises de diarreia podem ser episódicas, juntamente com hábitos intestinais intermitentemente normais ou mesmo alternando com períodos de constipação. Isso acontece porque a neuropatia vai interferir nos movimentos dos intestinos, provocando ora diarreia, ora intestino preso.

Prevenção e Tratamento

Como se pensava, a neuropatia liga o diabetes e a diarreia, prevenir sua chance de neuropatia pode reduzir sua probabilidade de desenvolver diarreia persistente. A neuropatia é uma complicação comum do diabetes, mas não é inevitável. Você pode prevenir a neuropatia tendo disciplina no controle dos níveis de glicose no sangue. A manutenção do controle glicêmico é fundamental para ajudar a prevenir.

Algumas dicas de prevenção:

  • Mantenha uma dieta saudável e equilibrada;
  • Pratique exercícios físicos regularmente;
  • Monitore seus níveis de glicose no sangue;
  • Informe seu médico sobre quaisquer sintomas ou mudanças em sua saúde;
  • Evite o uso de medicamentos sem orientação médica.

Se você gostou deste vídeo, dê um joinha, compartilhe com seus amigos e se inscreva no canal!

Fonte: Diarreia Diabética: o que é isso? | Diabetes & Você + Monica Lenzi por Diabetes & Você