Transtornos Alimentares
Os transtornos alimentares são doenças psiquiátricas graves que afetam a alimentação e podem levar a problemas de saúde física e mental. A bulimia nervosa, anorexia nervosa e transtorno da compulsão alimentar são alguns dos transtornos alimentares mais conhecidos.
- Reconhecimento do transtorno
- Frequência de recaídas
- Tratamento não é simples
- Controle externo do paciente
- Disponibilidade interna do paciente
O atendimento aos pacientes acontece uma vez por semana, com cerca de 20 profissionais de diferentes áreas especializados em transtornos alimentares que trabalham voluntariamente no Ambulim, o maior e mais antigo núcleo do país, fundado há 28 anos no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas em São Paulo.
A bulimia nervosa é um dos transtornos alimentares tratados no Ambulim, onde pacientes alternam períodos de compulsão alimentar com outras maneiras para evitar o ganho de peso como longos jejuns e vômitos. Em diabéticos, esses métodos também incluem o controle da insulina, o que pode colocar a própria vida em risco.
Carlos Roberto, fundador da Astral – Associação Brasileira de Transtornos Alimentares, perdeu a filha diabética e bulímica aos 35 anos. Maria Clara havia sido internada algumas vezes por manipular insulina e enganar a forma compulsiva de alimentos, o que levava a descompensação da insulina e a problemas de saúde.
Existe cura definitiva para os transtornos alimentares?
A resposta dos especialistas é que não há cura definitiva para os transtornos alimentares, mas com tratamento adequado é possível controlar a doença.
Fonte
Transtornos alimentares: as dificuldades para reconhecer a doença por Band Jornalismo