Pular para o conteúdo

Entenda mais sobre transtornos alimentares com a Profª Gabriela Perez

Transtornos Alimentares: Anorexia, Bulimia, Ortorexia e Vigorexia

Oi pessoal, hoje eu faço a pergunta pra vocês: vocês sabem qual a principal diferença no conceito de anorexia, bulimia, ortorexia e vigorexia? Pois então, hoje temos uma dica super rápida pra vocês conseguirem identificar essa diferença, principalmente nas questões de concurso e residência.

Eu não tenho uma tabelinha, gente, bem básica. A gente tem muito mais informações para falar sobre cada um, inclusive as diferenças que acontecem a nível fisiopatológico no nosso corpo, mas hoje a intenção é só o conceito.

Anorexia e bulimia são os tipos de transtornos alimentares que a gente vê muito mais frequentemente nas provas de nutrição. Obviamente, que atualmente a gente tem visto outras coisas, está a vigorexia, que ainda não é tão classificada como um transtorno alimentar, mas tem sido vista em provas recentes, assim como a ortorexia.

O que seria incrível de conceito é que você tem que saber de diferença. Anorexia, a gente vê desde sempre na graduação, fica muito mais fácil identificar. Mas o que é mais importante ainda, a gente é uma redução no apetite. Tendo redução do apetite ou não, essa pessoa tem uma restrição alimentar, reduz a sua ingestão alimentar, principalmente pelo medo intenso em adquirir peso.

Então, os pacientes com anorexia, eles são característicos fisicamente, são pessoas com uma magreza ou desnutrição, justamente porque eles não sentem apetite ou sem apetite, mas evitam comer porque a imagem corporal que eles têm é outra imagem corporal. Então, na hora que se é muito comum a gente identificar em questões de nutrição.

Na grande diferença para a bulimia que a gente mais vê aí, né, de comparação, é que na bulimia as pessoas comem, algumas elas tendem a comer até se empanturrar, mas elas encontram um meio de conseguir eliminar essa ingestão de alguma forma para não conseguir ganhar peso, enquanto que na anorexia a pessoa nem tende a comer, ela já evita essa ingestão.

Na anorexia pode existir o consumo exaustivamente, mas o grande diferencial é a utilização de métodos inapropriados para poder compensar essa ingestão. Ela pode fazer uso de medicação, então ela pode induzir o vômito, mas tudo uma forma de tentar eliminar aquele alimento, aquela comida, para não ganhar peso.

E aí entra agora dois termos mais recentes, mas que também já têm sido vistos aí com possíveis transtornos alimentares. A ortorexia, nesse caso aqui, gente, está sendo muito comum a gente ver ortorexia quando as pessoas têm uma fixação por uma alimentação saudável. Então, não necessariamente significa que ela vai ter um corpo saudável, mas ela tem uma fixação por escolhas alimentares, só determinados tipos de alimentos. Então, é um comportamento obsessivo caracterizado pela fixação pela saúde alimentar.

Entre elas, há aquela pessoa que cria regras, só come determinados tipos de alimentos, para aquela fixação para ter alimentação perfeita. Na vigorexia tem sido muito comum onde verificarem homens, mais especificamente com fisiculturista na vida. O ecsi a gente também tem aquela marca interessante que é nos transtornos alimentares que a insatisfação com o próprio corpo, que a pessoa enxerga o corpo da forma que não é real. Então, nesse caso aqui, as pessoas estão insatisfeitas com a massa muscular, então cada vez mais elas se enxergam de uma forma que eu estou fraco, não tenho músculo de hipertrofia, e eles fazem o contrário, que é aquela tentativa de ter músculos em tamanho demasiado sair.

Pra gente é uma obsessão pelo desenvolvimento muscular e a gente vê muito mais pacientes homens com esses casos aqui, enquanto que mulheres mais na ortorexia.

  • Anorexia é uma restrição alimentar por medo intenso em adquirir peso.
  • Bulimia é quando as pessoas comem, mas encontram um meio de eliminar essa ingestão para não ganhar peso.
  • Ortorexia é uma fixação por escolhas alimentares saudáveis.
  • Vigorexia é uma obsessão pelo desenvolvimento muscular.

Fonte
Transtornos Alimentares – Profª Gabriela Perez por Nutricionista Concurseira