Pular para o conteúdo

Entenda a Anorexia e Bulimia: Causas, Sintomas e Tratamentos

Transtornos Alimentares – Anorexia e Bulimia Nervosa

Um dos aspectos mais básicos do self é a ver com como percebemos fisicamente algo, conhecido como auto imagem. Geralmente, nossas auto imagem são coerentes com os nossos corpos, mas nem sempre.

Você gosta de ficar antenado nas últimas notícias, vídeos e gifs bombando na internet? Então baixe e conheça o aplicativo Toque Urbano. Ele junta tudo o que interessa de maneira organizada, inteligente e personalizada.

Tanto a anorexia nervosa quanto à bulimia nervosa são transtornos alimentares que envolvem uma grande preocupação com o próprio corpo e hábitos alimentares que atrapalham a vida da pessoa. Pessoas com transtornos alimentares podem possuir a autoestima mais negativa, ter sido repetidamente discriminados ao longo da vida pelos seus corpos ou passado por eventos traumáticos, como uma violência sexual, por exemplo.

Anorexia Nervosa

A anorexia nervosa é uma condição de vida por pessoas que podem ter um peso muito abaixo do esperado, muito medo de engordar e comer bem pouco. Elas podem achar que estão acima do peso, mesmo estando excessivamente magras. Definir se alguém está com um peso muito abaixo do esperado vai depender de fatores como idade, altura, história de desenvolvimento da pessoa, mas geralmente pessoas com peso muito abaixo possui um índice de massa corporal (IMC) igual ou abaixo de 17. Para lidar com a sua preocupação constante com peso, a pessoa pode tentar controlar de maneira muito rígida a sua alimentação, se sentir angustiado em comer à frente dos outros, induzir o vômito depois de comer ou se exercitar excessivamente para perder o peso. A anorexia nervosa pode fazer muito mal, levando a pessoa a problemas como anemia, osteoporose, abuso de substâncias, sintomas depressivos e de ansiedade.

Bulimia Nervosa

Já a bulimia nervosa envolve principalmente ocasiões nas quais a pessoa come de forma descontrolada e depois tenta compensar isso de outras formas para não engordar. A forma mais comum de compensar é provocando o vômito, mas também pode ser tomando laxantes ou se exercitando demais. Pessoas com essa condição também possuem uma autoestima muito dependente do peso e da forma do seu corpo. Os sintomas da bulimia podem levar as pessoas a exibir maior desgaste dos dentes, sintomas depressivos, refluxo e outros problemas de saúde física. Muitos sintomas da anorexia podem ser parecidos com os da bulimia, tais como vômito, o medo de engordar, o exercício excessivo. A principal diferença entre elas é que na anorexia a pessoa costuma passar fome ou comer pouco e na bulimia ela pode comer compulsivamente. Mas, além disso, pessoas com bulimia possuem peso normal ou estão acima do peso, enquanto pessoas com anorexia estão sempre abaixo do peso.

Buscando Ajuda

É comum que, apesar do sofrimento e dos prejuízos nas suas vidas, pessoas com transtornos alimentares não busquem ajuda. Isso é péssimo porque a tendência é que o ciclo de hábitos alimentares problemáticos se repita, realmente com o passar do tempo, se tornando cada vez mais difícil de mudar. Quanto mais cedo se intervém em um transtorno alimentar, melhor. A psicoterapia é a principal ferramenta dos psicólogos para ajudar pessoas em tais condições. Eles podem ajudar o paciente a lidar com as origens das suas dificuldades alimentares e a melhorar a sua saúde. A família é frequentemente parte essencial do tratamento. O psicólogo pode educar os familiares a respeito da condição da pessoa e também ensinar formas de lidar com os problemas cotidianos que acompanha tal condição. Dessa forma, tanto psicólogo quanto membros da família podem cooperar para que a situação da pessoa se normalize aos poucos e a sua saúde melhore. Ao longo do tratamento, a pessoa pode aprender novos hábitos alimentares e modificar as suas crenças sobre alimentação e o seu corpo.

Conclusão

Em culturas que valorizam tanto certos padrões de beleza física como na nossa, não é de surpreender que as pessoas se sintam insatisfeitas com seus próprios corpos. Quando chega a extremos, como no caso da anorexia e bulimia nervosa, buscar ajuda psicológica pode ser muito útil.

Ajude a divulgar o que é anorexia e bulimia nervosa, curtindo e mostrando nosso vídeo para mais pessoas e se inscrevendo no nosso canal.

  • Para mais informações sobre transtornos alimentares, visite o site do Ministério da Saúde
  • Para encontrar ajuda especializada, procure um profissional da área de psicologia ou psiquiatria
  • Se você ou alguém que você conhece está sofrendo com um transtorno alimentar, não hesite em buscar ajuda

Fonte
ANOREXIA E BULIMIA por Minutos Psíquicos