Artrite Reumatoide no Punho
Olá, meu nome é Renan News Takemura, ortopedista especialista de mão. Nesse vídeo vou responder a pergunta: “O que acontece com o punho na Artrite Reumatoide?”
Se você ainda não está inscrito no meu canal, se inscreva lá e ative o Sininho para você não ficar de fora de nenhum vídeo meu, ok?
Se você está de paraquedas e ainda não tem ideia do que é Artrite Reumatoide, eu vou deixar o link aqui em cima para você ver o primeiro vídeo dessa playlist sobre a doença.
O punho é uma das articulações mais frequentemente degradadas na Artrite Reumatoide. Após três anos do aparecimento dos primeiros sintomas, 70% das portadoras da doença vão ter algum problema no punho. E após 11 anos do aparecimento dos sintomas da doença, 95% vão ter um problema no punho.
Do ponto de vista funcional, há duas preocupações principais no punho das pessoas com Artrite Reumatoide: a ruptura de tendão e o dano na articulação. Essas duas lesões são iniciadas com a invasão de células pró-inflamatórias do sistema imunológico.
- O que é um tecido que naturalmente envolve os tendões e reveste as nossas articulações.
- Essa inflamação, uma vez instalada, infelizmente não para mais. Ela tem momentos de calmaria e de crise.
- Quando a sua articulação fica quente, inchada, dolorosa, é um momento da crise. E sabemos que é o momento em que a degradação das estruturas causadas pela doença está acontecendo de forma acelerada.
- Nos momentos de calmaria, a doença evolui de forma mais lenta.
- Com o passar do tempo, os danos na articulação do punho e nos tendões vão se acumulando até que aparecem as deformidades.
A deformidade no punho na Artrite Reumatoide geralmente segue um padrão clássico de destruição na articulação radiocárpica e na articulação radioulnar distal. Os danos na articulação radiocárpica levam a uma deformação em supinação do carpo e subluxação volar do carpo.
A subluxação volar do carpo é um deslocamento parcial da articulação em direção volar. E a deformidade no punho na Artrite Reumatoide geralmente causa diminuição do arco de movimento de flexão e dorsiflexão do punho.
Os danos na articulação radioulnar distal levam a uma deformidade chamada caput ulnae. Nessa deformidade, a parte da ulna fica estável e desviada para dorsal. E os principais sintomas são dor e dificuldade para fazer movimentos de rotação do punho e de dorsiflexão do punho.
As rupturas de tendão no punho podem acontecer com uma membrana sinovial doente que cresce de forma anômala em volta do tendão e enfraquece lentamente o tendão até o momento que ele se rompe. Ou pode acontecer porque a articulação deforma de forma a causar atrito no tendão e, a longo prazo, provoca ruptura.
Se algum tendão rompeu, nós perdemos a capacidade de realização de um movimento de forma súbita. Pode ser a perda da capacidade de extensão dos dedos ou da flexão do polegar.
O tratamento do punho na Artrite Reumatoide será abordado no próximo vídeo. Espero que tenham gostado dessa explicação. Caso você precise de consulta médica, acesse meu site www.natura.com.br e lá você encontra nosso telefone de contato.
Se você gostou, deixe seu like. E se tiver alguma dúvida, pode os comentários que responderemos em algum bicho no futuro. Valeu!
Fonte
O que acontece no punho na Artrite Reumatóide? por Dr Renan Lyuji Takemura – Especialista em MãoliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-08-30T201144+0000endTimestamp2022-08-30T201846+0000}