Pular para o conteúdo

Diferença entre prolapso retal e hemorroida: como distinguir?


Olá amigos! A Alana mandou aqui nos comentários perguntando como seria a diferença visual entre o prolapso de reto e as hemorroidas. Então, vamos dar uma olhada nisso.
Antes de mais nada, clique aqui para se inscrever no canal e lembre-se de curtir o vídeo. Assim vocês me ajudam a continuar fazendo vídeos.
A diferenciação entre o prolapso de hemorroidas e o prolapso de reto pode ser difícil. E isso muitas vezes vai pegar alguns médicos, porque a diferenciação pode ser sutil em alguns casos. Realmente vai dar dúvida e podem coexistir as duas coisas.
Mas vamos lá, vamos ver como é o prolapso de hemorroidas clássico e o prolapso de reto clássico. Já fiz um vídeo sobre o prolapso de reto. E nesse vídeo, eu falo que o prolapso de reto é a saída do reto, correto? Ele pode sair em graus variáveis. Então, pode ser um prolapso mucoso, que é quando sai uma pequena parte, uma mucosa. Normalmente, vai ser um lado só do reto. Mas ele pode ser um prolapso simples – saiu reto inteiro ali. Então, nesses casos mais volumosos que saem dez centímetros, ele para fora. Aí dá para diferenciar fácil.
Não vai ser uma roda só que no caso que só um prolapso de alguns centímetros, só digamos 2-3 centímetros, pode dar dúvida.
Quanto a gente vai fazer essa diferenciação quando a gente olha para a região do ânus?
No caso do prolapso de reto, a gente vai ver círculos concêntricos porque o reto inteiro sai. Então, a gente vai ver aquela região como se fosse toda dobrada.
No caso das hemorroidas, em geral, elas formam “faturas”. Que são regiões em que aqueles vasos de sangue mais agrupados. Quando a gente olha pro resto, a gente vai ver como se fosse gomos ali naquela região. A gente vai ter um, dois, três, podem ser mais, no caso de uma roda circunferencial.
Isso pode dar dificuldade mesmo de diagnosticar. Então, muitas vezes, a pessoa pode um médico, ele achar que é um produto que chama rodas e outro acha que é um prolapso de reto pequeno.
Qual a grande vantagem nisso? Que muitas vezes, mesmo que a pessoa faça uma cirurgia direcionada para hemorroidas, o prolapso de reto pequeno, isso vai resolver. Porque quando a gente faz a retirada daqueles mamilos, a gente gera cicatrizes e cicatrizes quebram zhu que fixa aquilo. Então, com essa fixação, aquele tecido para de sair.
Então, resolve mesmo o prolapso de reto. Normalmente, a cirurgia do prolapso de reto, ela vai ser diferente, porque a gente vai ou ressecar toda aquela região ou a gente vai fixar o reto.
Isso pode ser feito pela barriga, que é a cirurgia abdominal, ou pode ser feito por via perineal. A gente vai abordar só a região externa. E isso vai depender de cada caso.
A cirurgia por via perineal ela tem uma taxa maior de recidiva. Então, por mais que a gente mexa naquela região, ela tem uma taxa maior de voltar, normalmente, em torno dos dois primeiros anos. Então, a gente vai restringir esse tipo de abordagem a pessoas que têm risco cirúrgico maior. Se a pessoa tem um prolapso de reto, mas ela tem um risco cirúrgico baixo, abordagem nominal é melhor. A gente vai fixar o reto o charme pra dentro, fixar.
Em alguns casos, pode ser necessário ressecar a parte do intestino, retirar aquele segmento e fazer uma das famosas. Em outros casos, não. Então, isso tem que ser avaliado caso a caso.
Espero que tenha dado a entender a diferença das duas coisas. Manda nos comentários qualquer dúvida e se inscreva no canal.
Até a próxima!
Fonte: Como diferenciar prolapso de reto de prolapso de hemorroida? por Dr. Marcelo Werneck