Pular para o conteúdo

Como evitar a má circulação nas pernas: dicas preciosas de saúde.


Fala pessoal, tudo bem? Eu sou o Doutor Victor Hugo, médico vascular que trabalha com varizes no meu consultório. Eu queria responder uma pergunta frequente sobre a má circulação nas pernas e como saber se você tem esse problema.
O primeiro passo é entender que a circulação nas pernas é um termo muito genérico. Nós temos três tipos principais de circulação:
1. Circulação arterial: que são os vasos que levam o sangue para as pernas ou para as estruturas que vão levar o oxigênio para aqueles tecidos;
2. Veias: que são os vasos que trazem o sangue de volta e que podem ter problemas relacionados a dilatações que formam as varizes;
3. Sistema linfático: que ajuda a levar aquele sangue de volta até o coração.
Apesar de todos eles serem circulação, eles têm doenças e problemas muito diferentes. Por exemplo, as artérias são as que levam o sangue do coração até os tecidos e podem ter problemas relacionados a obstruções. Já o sistema venoso pode ter dilatações que formam as varizes e o sistema linfático pode ter problemas como o linfedema ou a erisipela.
O importante é saber que cada tipo de circulação tem uma forma de tratamento diferente. Por isso, é essencial buscar ajuda de um médico vascular que possa identificar onde está o problema e assim sugerir a melhor forma de tratamento para o seu caso.
Fonte: Má Circulação nas Pernas: NÃO caia nessa confusão! por Victor Hugo Vascular