Pular para o conteúdo

Descubra o transmissor da malária: sintomas e prevenção.

Mosquito Anopheles e a Malária

Você já ouviu falar do mosquito prego, o circo grande e da doença chamada malária? Sabia que a malária é a doença que mais mata no mundo, e que essa taxa de mortalidade é nos piores países mais pobres? E sabe onde o transmissor da bactéria é? Ou não? É o gênero Anopheles.

  • O mosquito Anopheles pertence à família Police and Rock;
  • Ele foi descoberto por Ronald Ross em 1897, sendo dividido em torno de 484 espécies, mas somente 50 espécies são transmissoras da malária;
  • A distribuição do mosquito Anopheles no mundo é bastante abrangente, chegando a quase todos os continentes do planeta;
  • As principais espécies transmissoras da malária são Anopheles gambiae e Anopheles funestus.

No Brasil, a Anopheles darlingi é a espécie mais comum e conhecida como mosquito prego. Ele é de cor escura com algumas manchas pelo corpo, possui seis pernas longas e um par de asas escamosas. A diferença entre o macho e a fêmea é que o macho possui antenas porosas, enquanto a fêmea possui um abdômen mais largo.

O curioso desses mosquitos é que eles ficam inclinados como se estivessem em repouso ou se alimentando, daí que surge seu nome popular de mosquito prego.

As fêmeas são hematófagas e precisam de sangue para o amadurecimento dos seus ovos. Ou seja, somente elas transmitem a malária, se alimentando ao picar o hospedeiro, diferentemente do macho que se alimenta de seiva de plantas.

Agora, o ciclo de ambos, Anopheles e Plasmodium. Os mosquitos Anopheles colocam seus ovos em locais com água parada e corrente, tendo sobre vegetação aquática. Podem colocar de 50 até 200 ovos. Depois, surgem as larvas, tendo quatro estágios de maturação. Quando se tornam pupas, possuem formato de villa, que é o marco da transição para a forma adulta. E quando adultos, um dos seres vivos sai da água e torna-se terrestre, voando pelos ares.

Os Anopheles são transportadores de um parasita chamado Plasmodium. O Plasmodium é um protozoário que se aloja nas suas vítimas através da picada da fêmea do mosquito Anopheles e causa a malária em todas as linhas de baixo sul. Eles possuem ciclo heteroxênico, ou seja, necessitam de dois ou mais hospedeiros, sendo um invertebrado e o outro um vertebrado. Existem vários tipos do parasita, como por exemplo o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale.

Prevenção

Existem alguns métodos de prevenção contra mosquitos, como evitar locais com criadores de mosquitos, usar repelentes, roupas que cubram o corpo todo, sobre a cama e telas nas janelas. Ah, e não esqueça: se por acaso tiver suspeita de malária, procure um médico imediatamente.

Fonte
Conheça o transmissor da malária por TicksMan