Meu nome é João Henrique e eu sou mastologista. Nós vamos discutir um pouquinho sobre essa questão: se o câncer de mama tem cura. E a resposta é sim! O câncer de mama tem cura na grande maioria das vezes. A gente pode colocar sim de uma forma geral, considerando todos os tipos que podem acontecer. Cerca de 85% dos casos vão ficar curados com os tratamentos atuais.
No passado, o diagnóstico de um câncer de mama era considerado como uma sentença de morte, mas tem muito tempo que isso deixou de ser realidade por causa dos avanços tecnológicos no tratamento dessa doença. Na realidade, tanto do ponto de vista da cirurgia, das técnicas cirúrgicas, das técnicas de radioterapia e da melhora da tecnologia dos aparelhos, mas especialmente pelo desenvolvimento de drogas mais eficazes com efeitos colaterais menores, a grande maioria das pacientes hoje diagnosticada com câncer de mama vão ficar livre dessa doença pela combinação dessas diferentes modalidades de tratamento. O câncer de mama pode ser curado em até 98% dos casos, dependendo do tipo de tumor que foi descoberto.
A rigor, nós usamos dois critérios para inferir o prognóstico de uma determinada paciente quando ela é diagnosticada do câncer de mama. O primeiro critério vai falar sobre o estágio da doença. O segundo critério fala mais da natureza intrínseca da doença, da biologia dessa doença.
O papel do mastologista e também do oncologista vai ser reunir todas essas informações juntas e avaliar qual que é o prognóstico daquela paciente naquele caso específico e com esse prognóstico, vamos dizer assim, e da taxa de cura dessa paciente, vai determinar qual que é a estratégia mais eficaz em se obter a cura. Uma vez feito o diagnóstico e os exames iniciais do estadiamento, é muito importante que o início do tratamento não seja muito tardio. Não pode passar de pelo menos 30 dias, para que a gente maximize a chance de cura dessa paciente.
Resumindo, é extremamente importante conscientizarmos as mulheres da importância do diagnóstico precoce através da mamografia anual a partir dos 40 anos, para que a gente consiga continuar vencendo essa batalha contra o câncer de mama. Fiquem bastante confiantes que a maioria das mulheres hoje é que, infelizmente, têm o diagnóstico do câncer de mama, ficam livres da doença com a combinação das diferentes modalidades de tratamento que a medicina pode oferecer hoje.
Fonte: O CÂNCER DE MAMA TEM CURA? por Câncer de Mama Brasil