Pular para o conteúdo

Como tratar disidrose, coceira e alergia nas mãos – Dr Lucas Fustinoni


Quando chega o calor, principalmente, você sente muita coceira nas mãos? Parece que está coçando, coçando, uma coceira meio ardida? Os antigos diziam que coceira na mão era sinal de dinheiro ou, então, sinal de boa notícia. Mas não é disso que a gente vai falar hoje, não é superstição. A gente vai falar hoje sobre a disidrose.
A disidrose, então, primeiramente disidrose, o nome já é errado, já não tem relação com a sudorese. Já é um nome errado. Então, sabe aquelas bolinhas? Que parece bolinha de água? Às vezes você estoura, sai um liquidozinho, que aparece nas mãos, nos pés. Às vezes, você só sente ao lado do dedo umas bolinhas, ali.
Vou colocar uma foto aqui do dia em que eu tive um ataque de disidrose. Essa mão aqui é minha. Olha quanta bolinha que aparece.
Então, esse problema, ele acaba incomodando principalmente no verão. As pessoas coçam bastante as mãos. E é uma coceira diferente, é uma coceira que dói um pouquinho.
Então, existem várias causas da disidrose, a disidrose palmo plantar que acontece só nas mãos e nos pés. Então, pode ser causada por fungos, pode ser causada por bactérias, pode ser causado por ácidos, produtos químicos que acabam lesando essa região da palma e planta do pé. Mas, infelizmente, a maior parte não tem uma causa definida, acredita nisso? Um problema extremamente comum, que pode procurar, causas geralmente não aparece nenhuma causa para a disidrose. Alguns casos, inclusive, acontece até por estresse. Para você ter uma ideia. A pessoa não fez nada, não alterou nada e esse estresse acaba saindo aquelas lesões.
E saiba, então, que é uma doença que não tem cura. Tem tratamento que melhora bastante, mas cura mesmo, que você vai tomar um remédio e vai melhorar para sempre, isso não existe. A disidrose, para você prevenir ela, reduzir os surtos de disidrose, a mão sempre tem que estar bem hidratada, bem protegida. A gente que trabalha com produto químico, aquelas luvas de látex, cheia de pó, tudo acaba lesando a nossa palma da mão, a nossa região dorsal da mão.
Então, a gente tem que manter bem hidratada. Só fique atento que esses cremes de farmácia, esses cremes vendidos aí, de cosmético com cheirinho, esses cremes não hidratam o suficiente. Eles não contém os compostos de hidratação. A gente pode citar aqui compostos que hidratam bastante. A ureia, numa concentração, geralmente usado, de 3 até 10%, não ureia numa concentração muito alta, porque ela começa a ficar queratolítica, ela começa a fazer como fosse uma abrasão na pele. Também podemos citar como bons hidratantes aqui, geralmente usado em cremes manipulados de ceramidas, PCA de sódio.
Então, esses compostos realmente vão hidratar a mão, fazendo que tenha uma barreira entre a mão e o meio, causando um pouco menos de disidrose. Se, mesmo assim, continua a coceira, você pode usar uma pomada à base de corticoide.
Então, geralmente é melhor usar a pomada, tem mais eficácia do que o creme. Qual que é a diferença? A pomada, geralmente é aquela substância mais gosmenta, que fica meio oleosa. O creme já é mais fino, mais macio. Então, usando a pomada de corticoide, podemos citar aqui betametasona, mometasona, hidrocortisona, dependendo da lesão. Só tem que tomar muito cuidado com a pomada de corticoide, que você não pode usar contínuo. Tem vários riscos de você usar o corticoide a longo prazo. Então, o corticoide você vai estar usando, no máximo, duas vezes ao dia, enquanto estiver irritada, tiver aquela coceira. Melhorou? Suspende o corticoide, a pomada, e permanece só com o hidratante.
Então, infelizmente, não tem cura. Mas se você fizer o tratamento certinho, tenho certeza que vai aliviar bastante essa coceira nas mãos. Espero que tenha gostado, espero você nos outros vídeos. Tem vários vídeos aqui, no Canal Éclairé. Um forte abraço e até a próxima.
Fonte: Saiba como Combater Disidrose Coceira Alergia nas Mãos | Dr Lucas Fustinoni Médico – CRMPR: 30155 por Dr Lucas Fustinoni