Pular para o conteúdo

Descubra a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.


Você nunca durante a noite sente-se muito cansado ao longo do dia? Tem dificuldades de concentração? Você sabe que você pode ser portador de um quadro que chamamos de Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.
A Apneia Obstrutiva do Sono é um distúrbio grave em que as pessoas param de respirar durante alguns segundos ao longo da noite. Esse quadro se repete várias vezes e muitas vezes elas nem sabem que são portadoras dessa síndrome. Lancheiro da Saúde diz que cerca de 50% da população tem uma má qualidade do sono e cerca de 30% da população adulta sofre da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.
Quando os músculos da garganta relaxam durante o sono, consequentemente o espaço das vias aéreas diminui, impedindo assim uma respiração adequada. Dessa forma, há uma diminuição na oxidação do sangue. Sendo assim, o cérebro recebe uma mensagem de que algo está errado e gera esse despertar para que as vias aéreas se abram e ocorra corretamente a oxigenação do sangue.
Esse quadro repetido inúmeras vezes ao longo do dia gera micro despertares e esses micro despertares geram, no dia seguinte, dores de cabeça, dificuldade de concentração, sonolência excessiva, justamente porque a noite anterior o sono não foi capaz de ser totalmente reparador. Durante a Apneia Obstrutiva do Sono, a pessoa produz o ronco e às vezes marulhos semelhante a um sufocamento. Isso impede que a pessoa alcance um sono profundo, como eu disse, um sono reparador. Então, a pessoa vai evoluir sim com dores de cabeça, cefaleia, sonolência excessiva, cansaço e além disso, pode desenvolver distúrbios cardiovasculares e que estudos são esses: aumento da pressão arterial, aumento da pressão sanguínea, taquicardia, o coração acelerado e dessa forma, aumentar consideravelmente o risco de enfarto.
Com relação à cirurgia ortognática com Apneia Obstrutiva do Sono, pacientes que têm o complexo maxila e mandíbula mais retró posicionados mais posterior, consequentemente têm uma diminuição do espaço das vias aéreas. Com a cirurgia ortognática, somos capazes de prover o avanço de todo esse complexo e consequentemente o aumento do espaço das vias aéreas superiores. Sendo assim, melhora o quadro respiratório do paciente e Apneia Obstrutiva do Sono.
O mais importante é entender que a apneia obstrutiva do sono é um quadro, uma doença, é uma síndrome multifatorial que vai desde o aumento do peso até o posicionamento desse complexo maxila e mandíbula. Sendo assim, o mais importante é fazer corretamente o diagnóstico para assim poder traçar a melhor forma de tratamento e o mais eficaz para o seu caso.
Fonte: CONHEÇA A SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO por Maxillo Group