Pular para o conteúdo

Episódio 03 – Infecção de Amígdalas: Informações completas sobre Amígdalas e Adenoide.


Olá pessoal, eu sou o Dr. Remixada, otorrinocirurgião. Neste vídeo, vamos abordar um tema muito angustiante para as mães – a infecção de amígdala.
Uma das queixas das mães é que seus filhos vivem com infecção de garganta e mal terminam o antibiótico, já começam outra. Até quando isso é normal? Em que situação isso é normal? Quando passa a ser um problema?
A criança começa a frequentar a escola, tem contato com vírus, bactéria, coleguinha que tá doente, aí fica bem, passa pra todo mundo, daqui a pouco o outro colega fica doente, passa para todos os coleguinhas. Então isso vai se repetindo, é normal acontecer isso, acontece com a maioria das crianças.
E nesse processo, a criança está adquirindo anticorpos, está criando mais resistência. Mas chega um ponto que isso pode ser um problema. Isso gera muita angústia nas mães, noites mal dormidas, observando o filho, custo financeiro, idas e vindas do hospital, febre que não passa.
Então vamos abordar o que é normal e o que não é normal para isso. Existem alguns critérios. O primeiro é até sete infecções por ano. Isso pode ocorrer e está dentro da normalidade. Parece muito, mas isso ainda pode ser considerado normal.
Outro ponto é a gente observar a criança em dois anos. Se ela tem cinco infecções por ano, mas por dois anos consecutivos, então, por exemplo em 2018 ela teve cinco infecções e em 2019 ela teve cinco infecções, isso já é normal e isso precisa ser tomado alguma atitude.
É preciso ficar atento e acompanhar com o especialista, e o especialista é o otorrino. Em alguns casos, a bactéria se torna resistente de tantos antibióticos que tomou ou às vezes toma errado, começa por um curto período e para.
Em outras situações, a bactéria pode se desenvolver e criar como se fosse uma sociedade de bactérias. Ela forma um biofilme, que quer dizer exibir o filme, elas se entrelaçam e não deixam o antibiótico agir. A pessoa melhora mais ou menos e depois volta a infecção. Com tudo isso, ela adquire resistência e não tem como desfazer esse biofilme. A infecção está acontecendo e a criança precisa ser tratada.
Nos próximos vídeos, vamos abordar sobre tratamento clínico, que é com o medicamento e cirúrgico. Mas agora, para o próximo vídeo, vamos abordar sobre ronco, sono agitado, respiração oral. Isso acontece com seu filho? Ele tem um sono muito agitado e fica virando de um lado para o outro, rodando muito na cama?
Vem comigo!
Fonte: Tudo sobre Amígdalas e Adenoide | Episódio 03 – Infecção de Amígdalas por Dr Mohamad Saada