Pular para o conteúdo

Depressão: causas, sintomas e tratamentos.

Que que é depressão cara de verdade? Eu sinto que às vezes eu penso que depressão é muito psicológico, entendeu? Porque eu já tive depressão muitas vezes na minha vida, entendeu, após até dizer que talvez o meu estado normal é meio depressivo, sabe? Mas eu não sou triste, tá ligado? Eu só não sou muito animado, eu não tenho muita assim, tipo, as coisas não me dão mais tanto ânimo quanto dava antigamente. Isso é depressão.

Depressão é um diagnóstico psiquiátrico que está na classe dos transtornos de humor. Então, existe uma modificação no seu humor. Vamos diferenciar duas coisas importantes aqui: existe uma coisa chamada de variação emocional e existe uma coisa chamada de variação de humor. A variação emocional, para ser didático pra galera, é como o tempo. Então, hoje tá chovendo, amanhã pode estar sol, depois da manhã pode estar frio, depois calor. Varia muito dentro de uma semana o tempo. O humor que é pelo jeito que você tá relatando é como se fosse o clima. Então, no Brasil, um clima tropical, você, talvez, na sua vida, você tem um humor mais deprimido. Isso é importante falar porque a galera em casa muitas vezes fica dois ou três dias muito mal e acha que tem depressão. Na verdade, o que aconteceu foi uma variação de humor, uma variação de emoção. Depressão é quando essa variação emocional perdura no tempo.

Você tem manuais para fazer diagnóstico de depressão e você tem que cumprir alguns critérios por um tempo específico, num intensidade específica. Não é qualquer variação de emoção que se caracteriza como uma depressão.

O nosso ponto é: esse é o primeiro ponto.

O segundo ponto, existem vários tipos de gradação de humor. Existe humor eutímico que é uma pessoa normal, uma pessoa com humor Ok normal. Existe o humor hiper eutímico que é uma pessoa para cima, uma pessoa muito agitada, muito para fora, que sempre quer fazer, sempre tá com muita gente. Existe humor distímico que ela é uma pessoa naturalmente um pouquinho mais deprimida, não chega a ser uma depressão profunda, embora eventualmente possa descer para uma depressão profunda, mas não chega a ser uma pessoa com humor eutímico normal, assim. É uma pessoa que tá um pouquinho abaixo, um pouquinho mais triste, os dias são um pouquinho mais cinzas, não é uma coisa tão animadora e a vida ela é um pouquinho menos tem mágica, é uma para meio assim, exatamente.

E aí o que acontece? Essa pessoa que tem um humor eutímico com um pouquinho mais para baixo, ela tá muito mais perto de descer para uma depressão. Eventualmente, um estresse e eventualmente uma mudança agressiva em alguma coisa na vida pode fazer com que a pessoa desça para depressão. A pessoa que está hiper eutímica, que é muito agitada, ela tá muito mais perto de abrir um quadro que a gente chama de hipomania, que é um quadro de características de um transtorno de humor também chamado de transtorno bipolar que a pessoa fica muito para fora, compra mais, fala mais, autoestima sobe, que pode ser inclusive danoso para pessoa. A pessoa fica muito impulsiva, né cara? Sim, sim, vai muito para uso de substância, eventualmente fica agressiva, irritada, etc.

E aí o que a gente sabe hoje para modificações no humor não é não-cemonalidade do humor emocionante, você pode acordar felizão e alguém batendo seu carro meio-dia, você tá puto e triste, depressivo e mal. Isso é uma alteração emocional. O humor para você cair, o seu humor, hoje, a gente sabe que uma das principais coisas que afetam o humor para baixo, para cair na curva, é o estresse. Então, ele é o principal hoje é um dos principais fatores de risco para depressão, cara. Muita gente não sabe disso, mas o estresse, principalmente o crônico, quando você fica muito tempo estressado e você não tem maneiras de manejar esse estresse com uma rede de apoio. Isso é, pessoas que gostam de você ali para te ajudar com algum tipo de hábito saudável como exercício físico, sono em dia, etc. Se o estresse persiste, a tendência é que a pessoa deprima. É muito comum, cara, você vê na clínica muito normal a pessoa chega na clínica de psicologia e ela tem um quadro de ansiedade, barra, estresse, problema no trabalho, um monte de problema para resolver, não sei o quê, e aí a pessoa começa com tempo a gerar uma coisa que a gente chama e você mencionou antes que talvez é isso que pode ter acontecido com você, é com o tempo a gente chama de anedonia. O que que significa anedonia? A pessoa não tem humor deprimido, ela não é aquela depressiva, mas ela perde a capacidade de gostar das coisas que gostava antes.

Fonte: O QUE É A DEPRESSÃO? por Eslen Delanogare