Pular para o conteúdo

COVID-19 e Labirintite: Tontura como sintoma neurológico principal.

E o temido coronavírus pode dar também olha só sintoma neurológico no seu cérebro e adivinha qual é o principal sintoma neurológico que pode acontecer? Acertou, tontura! Tontura é o principal sintoma neurológico e está vendo acontecer pelo covid-19.

Pessoal, tudo bem? Sou o doutor Salmo, médico neurologista, diretamente aqui da quarentena da minha casa. Estou aqui para trazer essa informação para vocês.

Primeira coisa, né? Como é que o danado do vírus chega lá no cérebro para ele ter manifestação neurológica? A gente tem duas hipóteses para isso: ele chega pelo sangue de alguma forma, ele atravessaria uma barreira de proteção que tem entre o sangue e o licor que é o líquido do cérebro e o vírus passaria pelo líquido do cérebro contaminando, ou, dois, o vírus pega carona pelo nosso nervo. Ele entraria pelas narinas, pegaria carona pelo fato que leva informação de cheiro lado do nariz pro cérebro e assim por essa porta de entrada ele chegaria no cérebro para fazer o estrago dele.

A gente vê, inclusive, que a falta de ar em partes também pode acontecer por agressão neurológica do vírus. Então, não só o quadro de pneumonia, que é o que mais é grave e que é o que mais está levando as pessoas a morrerem do covid-19, mas em parte, a falta de ar também pode ter uma contribuição de uma lesão do vírus no sistema nervoso central, na parte que controla o centro da respiração.

Olha só, um estudo bem legal que saiu bem sério de pacientes internados na China com o covid-19 mostrou que 16 por cento dos pacientes internados, quer seja internados por quadros graves ou não muito graves, independente da gravidade, mas 16 por cento tinha cultura. Olha só, tontura sendo o principal sintoma neurológico e pela agressão dele é no cérebro.

Fora isso, a gente averigua também por esse estudo dor de cabeça, confusão mental, alteração do nível de consciência, até mesmo, olha só, AVC. Que coisa, né? Então, não só agressão no pulmão, mas o covid-19, pelos indícios científicos que a gente está tendo, ele pode também acometer o cérebro, porque indício científico é um estudo muito sério, mas não estudo o único, né?

Como eu tenho dito muito por aqui, a gente tá aprendendo junto com a progressão do vírus pelo mundo. Devem sair muitas mais informações a partir de agora. Estamos hoje no dia trinta de março. Deve sair mais informação sobre sintomas neurológicos e covid-19. Por hora, a gente tem alguns pequenos estudo. Esse estudo maior que eu citei que apontou tontura como principal sintoma.

Então, um quadro gripal com uma sensação de tontura muito incômoda, muito forte, uma cultura que não existiam, a labirintite, que não possuem toma gripal, pode chamar atenção, pode ser um alerta para o covid-19. Ficar de olho nisso. Lógico que a gripe pela influência gera tontura também, mas não uma porcentagem tão grande dos casos.

Quem está falando de 16 por cento das pessoas, a cada 100, 16 de tontura, labirintite é um número para gente ficar de olho.

Então, quadro gripal com tontura pode dizer que pode significar o covid-19. A dica hoje é sobre isso. Não esquece de seguir o canal, se você não conhece a gente ainda, e deixa uma curtida no nosso vídeo. Um abraço.

Fonte: Labirintite e Coronavírus COVID-19 Tontura é o principal sintoma neurológico por Neurologia e Psiquiatria