Se você está com diabetes gestacional, você não pode ficar estressada porque o seu bebê sente e não é bom. Nem para você nem pro seu bebê, e eu vou te ajudar a saber o que fazer.
Pra controlar a sua diabetes gestacional e o seu bebê nascer com o tamanho certo pra idade dele, e você não ter problema nenhum durante a gravidez, como pressão alta ou pré-eclâmpsia, por exemplo, é muito importante fazer o que o seu obstetra vai mandar e o que sua nutricionista aqui vai dizer.
Pra começar, agora não é hora de emagrecer. Mesmo que o seu peso já esteja acima do desejado pra essa altura, pra esse momento da gravidez.
Se comer demais é mau pro bebê, comer de menos e o jejum também é ruim, né?
O ideal será você fazer 3 refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, mais 2 a 4 lanchinhos durante o dia, porque você precisa evitar a fome, comer os alimentos certos e manter o seu índice de açúcar sempre constante pro bem do seu bebê e seu também.
Preferir alimentos integrais. O arroz integral, os cereais integrais, tá certo? As frutas sempre com casca, bagaço. E não comer frutas muito doces, muito maduras. E sempre durante a refeição principal comer um vegetal cru.
Comer uma salada. Tomate, alface, cebola, palmito. Enfim… Por isso, um excelente lanche no meio da tarde seria uma banana com aveia, por exemplo, um iogurte com uma pêra e uma fatia de torrada com queijo.
Uma coisa importante: antes de dormir, você fazer um mingau de maisena, sabe? E comer antes de dormir pra você acordar e não estar muito fraquinha, não estar com hipoglicemia. Você não deve comprar, eu nem digo comer, porque é comprar. Porque você não vai roubar, né? Se não tiver em casa, não come.
Por isso você não deve comprar: salgadinhos, alimentos pouco nutritivos, sabe? A batata-frita, bolacha recheada que tem muita gordura, sorvete, chocolate. Alimentos “diet”, especialmente com sacarina, tá?
Pensa que apesar de você estar com diabetes gestacional, você tem um bebezinho que não quer porcaria de adoçantes artificiais nem nada que você pode ingerir. Só que o seu médico pode achar melhor, além da dieta, também que você tome insulina. Mas também não é o fim do mundo. Olha, não se culpe.
A culpa não é sua. Diabetes gestacional é uma condição que acontece, muitas vezes, por causa dos hormônios naturais da gravidez, que provocam ou promovem uma resistência à insulina. Pode ter relação com histórico familiar de diabetes, com a idade com que você engravida.
Quanto mais velha você tiver engravidado… Mas muito jovem também pode ter diabetes gestacional. Mas pode não ter relação com nada disso, e você simplesmente desenvolver diabetes durante a gravidez Mas espaça quando você tiver o seu bebê.
Você não vai ficar diabética porque você tá com diabetes gestacional. A não ser que você só coma porcaria depois que o bebê nascer, e que você não tenha um estilo de vida saudável. Aí qualquer ser humano tem diabetes do tipo 2.
Fonte: DIABETES GESTACIONAL: o que comer para controlar por Tua Saúde