Pular para o conteúdo

Inositol: como funciona no sistema nervoso e no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico.

O que é Inositol?

O Inositol está diretamente ligado ao funcionamento do nosso metabolismo e do nosso  sistema nervoso. Hormônios, neurotransmissores, insulina, colesterol… tudo está relacionado  com a presença de Inositol no nosso corpo.

O Inositol tem uma ação muito importante no funcionamento das nossas células,  ele ajuda a regular os níveis de colesterol e glicose, participa da queima de gordura,  melhora a qualidade do sono, está envolvido no bom funcionamento do sistema nervoso e da insulina.

Inositol e resistência à insulina

A resistência à insulina provoca desordens metabólicas muito sérias, como é o caso da diabetes e da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). A SOP é uma condição que prejudica muito a saúde e o bem-estar feminino. O inositol ajuda muito nesse caso, porque ele consegue aumentar a sensibilidade da célula à insulina, e aí, a insulina consegue entrar nas células com maior facilidade. Essa captação e metabolização da insulina é essencial para o equilíbrio hormonal.

Como a mulher com SOP geralmente tem deficiência de Inositol, é recomendado a suplementação, mas isso deve ser indicado por um médico, nas dosagens adequadas e com devido acompanhamento. O inositol é recomendado para todos. O corpo humano precisa de Inositol pra funcionar bem.

Benefícios do inositol

Além de aumentar a sensibilidade à insulina, o inositol auxilia na atividade antioxidante e  reduz os danos causados pelo estresse oxidativo. Ele também atua na captação de glicose e ajuda a  equilibrar os níveis de açúcar no sangue, ajuda também a reduzir o colesterol ruim,  contribui para o fortalecimento dos ossos e melhora as funções nervosas:  ele ajuda no controle do humor e das alterações emocionais relacionadas ao estresse e à tristeza  profunda. O nosso cérebro precisa do Inositol para desempenhar suas funções;  para acontecer as sinapses, as comunicações entre os neurônios,  pra melhorar a capacidade de raciocínio, memória, aprendizado, além de melhorar o sono também.

E onde a gente acha o Inositol? Nas frutas, nos vegetais verde-escuros, sementes. Então inclua na sua dieta banana, melão, passas, nozes, couve… Mas se for preciso suplementar,  existem opções ótimas no mercado, é só consultar seu médico ou seu farmacêutico, e entender qual a melhor opção e dosagem pra você. Existem muito suplementos que associam o Inositol com outras substantes muito importantes também, como o magnésio e outras vitaminas e minerais.

Recapitulando

Então vamos recapitular aqui os benefícios do Inositol: mantém o bom funcionamento das células,  equilibra os níveis de glicose e colesterol, fortalece os ossos,  melhora a queima de gordura, ajuda nos cuidados das síndromes metabólicas,  aumenta a sensibilidade à insulina, ajuda no bom funcionamento do cérebro  e no controle da ansiedade, além de melhorar o sono.

E aí, me conte se você já conhecia a importância do Inositol e aproveite pra deixar sua dúvida ou sugestão aqui embaixo. Já deixe seu joinha e se inscreva no canal. E pra não perder nenhuma novidade por aqui,  ative o sininho. E não esqueça de compartilhar esse vídeo, porque você já sabe: informação boa  a gente compartilha! Obrigada pela companhia, e te espero no próximo vídeo. Tchau, Tchau!

Fonte: Inositol: Sistema Nervoso e Tratamento da Síndrome do Ovário Policístico por BS PHARMA