Pular para o conteúdo

Sopro no coração: Saiba quando é perigoso


Bem-vindos a mais um momento de coração, realizado pela parceria entre o Encontro, o Instituto do Coração do HCFMRP-USP e o Fleury Medicina e Saúde. O nosso tema hoje é “Todo sopro é perigoso”. Eu sou Dra. Cláudia Castro, cardiologista infantil do INCOR e coordenadora de uma das unidades do Fleury Medicina e Saúde. Ao meu lado está o Dr. Fábio Para Sutil, cardiologista do INCOR, para conversar sobre esse tema tão importante para vocês.
Flávio Paraná: O que é o sopro e qual o seu significado?
Dr. Fábio: Um adulto, quando o sopro não é só um sopro, ou seja, quando ele está associado a outros sintomas, o que pode estar acontecendo? O sopro em si, ele não é uma doença. É importante todos saberem disso. O que é o sopro do ponto de vista, nada mais é que um ruído entre os batimentos do coração, que pode acontecer como eu falei inicialmente, relacionado a alguma doença do coração ou não. Às vezes, o paciente tem um pouco de anemia ou o paciente tem às vezes um problema de tireoide. O paciente, num caso de um estresse muito grande, pode alterar a estrutura hemodinâmica, ou seja, do coração, e pode levar a um sopro que a gente chama atenção sobre inocente.
Quando o paciente se identifica um sopro no coração, é importante que procure o médico clínico, o médico cardiologista, que vai avaliá-lo. O médico vai perguntar se você tem falta de ar, se você tem batedeira no coração sem nenhuma causa, sem citar nervoso 60, o coração incomodar no dia a dia, se você tem tontura, se você tem dor no peito. Ele vai auscultar e vai usar o estetoscópio, ou seja, escutar o paciente. Coloco o estetoscópio na válvula, vou ver a característica dos outros. Agora tem sobre inscrição importantes que são relacionados à doença cardíaca. Às vezes, pelo timbre, pelo tamanho, pela duração do sopro, ele tem cara condições de dizer se esse sopro é importante ou não. Também, esses ruídos, eles podem acontecer quando você tem uma doença na estrutura do coração, nas válvulas do coração ou na parede que divide o coração. Então, todos esses dados são identificados através de uma avaliação minuciosa do médico, e é muito importante salientar que, na criança, a melhoria do sopro auscultado pelo médico está relacionada a uma patologia cardíaca. Na criança, nós temos dois tipos de sopro. Temos o sopro inocente, que pode ser identificado em qualquer fase do desenvolvimento da criança, e esse sopro ele desaparece com o tempo, a criança vai se desenvolvendo e nesse caso o coração é absolutamente normal, não existe nenhuma doença cardíaca. Por outro lado, numa minoria, temos realmente um sopro que é chamado sopro patológico, que está associado a uma doença cardíaca, e o que nós devemos fazer quando nós identificamos esse sopro que parece ser um sopro patológico ou mesmo frente a um inocente?
O mais importante é que essa criança seja examinada por um especialista em coração de criança, que é o chamado cardiologista infantil. Quando o caso pediatra examina a criança e identifica esse ruído no exame clínico, ele vai solicitar uma radiografia de tórax, um eletrocardiograma e um outro exame que é muito importante, que é o ecocardiograma. O ecocardiograma é um exame não invasivo que fornece praticamente todas as informações que o médico cardiologista pediátrico necessita para fazer o diagnóstico da alteração no coração ou não, e ele tem a grande vantagem de não ser invasivo e na maioria das vezes, em crianças, não é necessário a sedação.
Encerramos aqui, mas neste momento de coração realizado pela parceria científica entre o INCOR e o Fleury Medicina e Saúde, no total, a solte você poderia deixar então um último alerta para quem nos assiste?
Dra. Cláudia: A descoberta mais importante, o resumo de tudo, é que se você tem um sopro, você precisa procurar o médico. Vocês viram que nós temos um conflito muito grande em relação a ele pode ser um sopro que não tem nenhum problema do ponto de vista cardíaco. O sopro também pode ter alguma alteração na estrutura do coração, e a única pessoa que pode dizer isso para você que tem um sopro no coração é o seu médico, de preferência o médico clínico que ocasiona o cardiologista e um pediatra ou o PDA pediatra cardiológico. Isso é muito importante. Eles vão definir qual a importância disso.
Fonte: Momento do Coração – Todo sopro é perigoso? por InCor – HCFMUSP