Pular para o conteúdo

Sintomas, tratamento e prevenção da labirintite.


No quadro saúde e segurança no trabalho de hoje, vamos falar sobre a Labirintite, uma doença que compromete o equilíbrio do corpo humano. Quando as crises ocorrem, fica difícil trabalhar, já que a Labirintite pode causar náuseas e tonturas. Não existe cura para o problema, mas é possível preveni-lo. A doença começa a se manifestar, geralmente, por volta dos 40 ou 50 anos, devido a alterações no metabolismo.
Os sintomas da Labirintite são: tontura, desequilíbrio, sensação de flutuação, sudorese e náuseas. A principal causa da Labirintite é uma pressão que ocorre no órgão responsável pelo equilíbrio do corpo humano, que fica localizado na orelha interna. A doença pode ser causada também por uma infecção ou um processo inflamatório.
Para prevenir a Labirintite, é importante evitar a ingestão de cafeína, bebidas alcoólicas, refrigerantes e energéticos, além de se manter bem alimentado e hidratado, praticar atividades físicas e controlar o estresse e as emoções.
A médica ressalta que, mesmo mantendo hábitos saudáveis, não existe uma cura definitiva para o problema. É preciso ter atenção 24 horas por dia. Profissionais que trabalham em lugares altos, motoristas ou operadores de máquinas precisam ter cuidado extra, já que correm sérios riscos durante as crises.
Elma descobriu a doença há dois anos e teve que mudar sua rotina no trabalho. Depois de diagnosticada, ela mudou alguns hábitos no dia a dia, além de conseguir controlar a doença com medicação prescrita pelo médico.
Fonte: Labirintite: quais são os sintomas, como tratar e prevenir o problema? por Conselho Superior da Justiça do Trabalho – CSJT